Apresentados os resultados da III Feira de Empreendedorismo

Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2017, 10h11 | Última atualização em Quarta, 04 de Outubro de 2017, 10h11 | Acessos: 2059

Empreendedorismo 5

Estudantes dos Cursos Técnicos em Informática, em Química e em Florestas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, fizeram apresentação nessa segunda-feira, 02 de outubro, dos resultados que obtiveram na realização da III Feira de Empreendedorismo: ensino e negócios e produtos e serviços.

A feira tinha como objetivo disseminar aos alunos e à comunidade a importância e os benefícios do empreendedorismo. Outra intenção era a de promover a interação e o diálogo com a sociedade ji-paranaense e região, evidenciando a capacidade individual de empreender dos alunos, o processo de iniciativa e a criatividade para administrar, contabilizar e gerir empreendimentos, fazendo com que despertem o espírito empreendedor.

A atividade foi acompanhada pela professora da disciplina de Empreendedorismo, Tatiana Gigliolla Bernardino dos Santos, e ocorreu no Auditório do Campus Ji-Paraná nos períodos matutino e vespertino. Participaram estudantes dos quartos anos A e B do Técnico em Informática, dos quartos anos A e B do Técnico em Química e do terceiro ano A do Técnico em Florestas. A III Feira de Empreendedorismo foi realizada no dia 13 de junho, na quadra poliesportiva da unidade, com exposições em estandes de vários segmentos de produtos e serviços.

Andrews Storque, do Curso de Informática, explica que “foi realizada na Feira de Empreendedorismo a concretização do plano de negócios estudado em sala durante a primeira e segunda etapa na matéria de empreendedorismo. Durante a apresentação destinada à turma do quarto ano A de Informática, apresentamos a empresa Coffee ‘n’ Roll, uma cafeteria com uma proposta alternativa de produtos (café cremoso, cappuccino e pizza de brownie) e estilo diferenciado, com ambientação tema o rock dos anos 80”.

O estudante diz que os grupos explanaram sobre as demais empresas da turma e seus resultados (Bendito’s, Cantinho da Torta, Premium Food, além da Coffee ‘n’ Roll). A feira conseguiu contribuir de forma acadêmica para a compreensão e a aprendizagem dos estudantes, mostrando como funciona a gestão e a organização de uma empresa real. Todo o processo de planejamento, investimento, concretização e produção dos produtos foi de responsabilidade do próprio grupo, fazendo com que tivesse uma visão ampla e clara do funcionamento de uma empresa e preparando para investir em um negócio caso haja oportunidade futura.

Segundo o estudante de Florestas, Wallyson Gabriel Barbosa Santos, integrante da empresa Copas Bar, que comercializava drinks de fruta (sem álcool), “com essa feira aprendi principalmente a lidar com pessoas, a comandar uma equipe. Vi que para ter uma empresa bem sucedida tem que setorizar o serviço, ou seja, é necessário separar pessoas adequadas para cada função no trabalho. Aprendi também que uma empresa sempre tem que buscar inovação dos seus produtos ou serviços a fim de atrair seus clientes”.

Já Natan Damaceno Gomes, do Curso de Informática, mostra que sua empresa “vendeu suco e espetinho. E com ela aprendi que sem um bom planejamento não adianta ter uma excelente ideia, pois ela vai fracassar. Também precisávamos ter boas estratégias de vendas e administração da empresa (atribuição de cargo para cada funcionário) e que a falta de trabalho em equipe acaba prejudicando não só a empresa, mas também diminui a motivação dos integrantes dela”.

• Empreendedorismo_1
  • Empreendedorismo_2