Campus Ji-Paraná oferta oficinas de produção de pêssankas
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, oferece entre os meses de agosto e setembro oficinas de produção de Pêssankas (ovos coloridos à mão, de origem eslava). As inscrições vão até a sexta-feira (25), possuindo 30 vagas para Ji-Paraná e 20 vagas para Rolim de Moura e devem ser feitas na sede da unidade.
As oficinas fazem parte do projeto de extensão “Pêssanka – a arte eslava de desenhar ovos” e tem por objetivo levar às comunidades interna e externa do campus conhecimentos sobre elementos específicos da cultura eslava, considerando que somente através do conhecimento das culturas é possível o desenvolvimento comportamental de respeito aos mais variados povos e etnias.
Outro objetivo do projeto, de acordo com a coordenadora das atividades, Professora Jania Maria de Paula, leva em conta a presença, embora pouco visível, dos descendentes de povos eslavos (poloneses, ucranianos, russos, búlgaros, tchecos, eslovacos, dentre outros) que migraram para Rondônia em busca de melhores condições de vida. “Neste caso, a oferta das oficinas permitirá um movimento de reencontro e revitalização de elementos formadores da cultura dos povos eslavos”, ressaltou a docente.
Dinâmica das oficinas
As oficinas ocorrerão nas dependências do campus Ji-Paraná e na cidade de Rolim de Moura, onde há uma significativa comunidade de descendentes de poloneses e de ucranianos. Em cada local, serão compostas de três momentos: 1) oficina teórica nos dias 29/08 (tarde) e 31/08 (manhã), ministrada pela Professora Jania Maria de Paula; 2) oficina prática I, ministrada pela Professora Colaboradora Marina Bilenki que trabalha com a revitalização da cultura nas comunidades ucranianas do Paraná no dia 08/09 (manhã e tarde); e 3) oficina prática II no dia 22/09 (manhã e tarde), ministrada pela Professora Juliana A. da Silva que apresentará as possibilidades de extração e utilização de corantes naturais regionais para a confecção das pêssankas.
Sobre as pêssankas
Segundo a organização do projeto, a arte de desenhar pêssankas, remonta aos tempos pré-cristãos das comunidades camponesas eslavas. As cores e a simbologia utilizadas na produção de cada peça artesanal remete um desejo do doador para com o receptor, tais como vida longa, boa colheita, prosperidade, amor, harmonia, etc. Na atualidade a produção de pêssankas está relacionada com os ritos de comemoração da Páscoa e muitos símbolos foram adaptados ao cristianismo.
Redes Sociais