Concluída implantação de laboratório digital do Núcleo Informatizado de Memória
Foi concluída no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, a etapa de implantação do projeto “Laboratório Digital” do Núcleo Informatizado de Memória e Pesquisa (NIMPI).
O NIMPI é um espaço de pesquisa e digitalização de documentos históricos do Campus Ji-Paraná, em que se trabalha de forma interdisciplinar a História de Rondônia e da Amazônia. Criado em 2013, o Núcleo busca preservar memórias regionais por meio da digitalização e criação de bancos de dados de fontes históricas (jornais, revistas, acervos particulares, institucionais e órgãos oficiais). Sempre buscando parcerias para preservar e divulgar fontes históricas dentro de uma dupla preocupação: criação de um acervo digital e a preservação dos documentos originais do manuseio e do desgaste.
Para o Coordenador do Núcleo, Lourival Inácio Filho, o apoio dado pelo DEPEX aos projetos é “fundamental para alcançarmos nossos objetivos, bem como o trabalho voluntário de nossas alunas, alunos, professores e técnicos. Colaboradores que destaco como mais importantes no NIMPI, pois são essas pessoas que agregam valor ao nosso trabalho”.
Junto com o Departamento de Extensão do Campus Ji-Paraná (DEPEX), neste mês foram entregues os certificados de conclusão de mais um projeto aos colaboradores do Núcleo. O projeto é intitulado “Implantação do Laboratório Digital do NIMPI – Digitalização e divulgação como fator aglutinador para preservação da História de Rondônia”.
A estudante do Curso Técnico em Florestas, Jucielly Espíndola de Almeida, explica que “participar do projeto foi importante, pois no decorrer do projeto aprendemos muito sobre a história de nosso Estado e ao mesmo tempo surge um desejo de divulgação desses arquivos para que outras pessoas também possam refletir sobre a formação de Rondônia. A imprensa pode ser uma importante fonte histórica”.
Já o Chefe do Departamento de Extensão, Fernando Ferreira Pinheiro, destaca que “a extensão no IFRO Campus Ji-Paraná tem incentivado, por meio de editais, ações como esta, que visam disseminar o conhecimento, a preservação e a divulgação de fontes históricas fazendo uso da tecnologia. O Núcleo Informatizado de Memória e Pesquisa foi implantado com essa finalidade, foi encerrada apenas uma etapa do projeto coordenado pelo professor Lourival e em breve o NIMPI estará disponibilizando seus arquivos em plataforma digital na internet”.
Redes Sociais