IFRO Campus Ji-Paraná expõe projetos na Rondônia Rural Show

Publicado: Sexta, 26 de Mai de 2017, 17h44 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2017, 17h49 | Acessos: 2022

Rondônia Rural Show Ji Paraná

Presente na 6ª edição da Rondônia Rural Show, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Ji-Paraná, vai expor neste sábado (27 de maio) projetos desenvolvidos nos cursos oferecidos pela unidade. A exposição começa a partir das 8h.

Os projetos estarão expostos no estande do IFRO e as explicações serão realizadas por estudantes, professores e servidores do campus. Entre os projetos apresentados na feira estará o de produção artesanal de bebidas com frutas regionais. “Nós levaremos algumas bebidas, todas feitas com frutos da nossa região, sendo estas: vinhos seco e suave de camu-camu, vinhos seco e suave de araçá-boi, vinho suave de cajá-manga, cerveja artesanal de camu-camu. Estaremos apresentando nosso trabalho realizado ao longo de dois anos e meio e todos estarão convidados para degustação”, informou a acadêmica do curso de Licenciatura em Química, Débora Taisa Keller da Silva.

Para Daniella da Silva Souza, também do curso de Licenciatura em Química, “a importância do IFRO na Rondônia Rural Show é a divulgação das licenciaturas, das nossas pesquisas realizadas no laboratório em busca de qualidade e inovação tecnológica, através de frutos da nossa região e posterior geração de patentes para a nossa instituição”, ressaltou.

Outro projeto que estará em exposição será a cuba eletrolítica movida à energia solar. A inovação surgiu como proposta de estudo para a recuperação de metais nobres contidos em placas e outros componentes oriundos de lixos eletrônicos, para minimização de danos ambientais na região de Ji-Paraná. “O uso de técnicas como a eletrodeposição, através da cianetização, traz problemas ambientais e à saúde humana se não conduzida de forma adequada. Propor um método eficaz para resolver o problema tornou-se algo extremamente importante para as indústrias. Neste projeto propõe-se a técnica de recuperação de ouro, prata e platina, realizando a oxidação de cobre, níquel e prata de componentes eletrônicos”, destacou o professor pesquisador Renato Zan.

O terceiro projeto exposto vai abordar a modelagem por fusão e depósito como uma nova proposta para o ensino de química. O projeto se ampara na tecnologia de impressão 3D e segundo o Coordenador em Tecnologia da Informação (T.I) do campus e um dos proponentes do projeto, Diego Souza Bezerra Veloso, a ideia é criar jogos pedagógicos que auxiliem no ensino das aulas de química do IFRO.  “A impressora foi comprada peça por peça e nós a montamos. É ela quem faz as peças, sendo feito o desenho que se quer impresso no papel e passando a imagem para um programa que realiza as modelagens para a impressão. Já começamos a imprimir as peças e no sábado será exposto o resultado do projeto que é a impressão de algumas peças de dominó, relacionadas ao ensino de Química. Se possível, demonstraremos a impressora funcionando, imprimindo mais algumas peças”, explicou.