Campus Ji-Paraná estuda presença de metais pesados no ar

Publicado: Sexta, 19 de Mai de 2017, 15h13 | Última atualização em Terça, 23 de Mai de 2017, 15h46 | Acessos: 3012

Palestra realizada na Escola Estadual Alejandro Yague Mayor 3

Todos os dias a população se depara com vários tipos de poluentes suspensos na atmosfera, como poeiras e fumaças, por exemplo. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, está em desenvolvimento projeto que analisa metais pesados presentes em material particulado. O objetivo do estudo denominado "avaliação qualitativa de metais pesados presentes no material particulado do município de Ji-Paraná (RO)" é verificar quais metais estão presentes no material atmosférico do município, visando identificar a quais possíveis contaminantes com potencial toxicológico a população está exposta.

Coordenado por professores do Curso de Licenciatura em Química, o projeto iniciou em agosto do ano passado e tem previsão de encerramento no próximo mês de julho de 2017. Em ano anterior, avaliou-se a genotoxicidade de materiais particulados do ar e neste segundo ano de pesquisa se verifica quais metais estão presentes na atmosfera do município. Conforme a Professora Alecsandra Oliveira Souza, a ideia do projeto surgiu após uma percepção pessoal referente à quantidade excessiva de material particulado presente nas ruas da cidade. Com experiência na área de toxicologia ambiental, a docente percebeu a importância para a região de investigar os possíveis danos que esta poluição ocasiona, visto que a região é alvo de constantes queimadas e ainda serve como rota de caminhões.

Como a genotoxicidade foi encontrada, nesta segunda pesquisa busca-se identificar quais são os componentes com efeitos tóxicos na matriz de ar. Segundo o Professor Luiz Américo da Silva do Vale, houve neste ano a decisão de levar ao conhecimento da população os dados obtidos pela pesquisa. Como proposta do projeto a decisão foi divulgar a pesquisa nas escolas do município.

A palestra ocorreu na Escola Estadual Alejandro Yague Mayor, com as turmas dos últimos anos do ensino médio, no dia 12 de maio. A palestra foi referente à educação ambiental com foco na poluição do ar. Foram destacadas as principais fontes poluidoras, bem como formas de prevenir, desde a ação comunitária até políticas ambientais nas quais são de competência do Estado. Ao final foi apresentada a pesquisa desenvolvida com o apoio dos editais de pesquisa do Instituto Federal.

A bolsista Camila Ellen Ferreira Oliveira, acadêmica do curso de Licenciatura em Química, ressaltou a importância das palestras para outros públicos que não o da academia: “nestes quase dois anos de pesquisa, trabalhando na área ambiental, de forma mais focada no ar atmosférico, entendemos que nem todas as pesquisas chegam de fato ao público local, pois sempre publicamos nossos resultados em congressos, revistas em grande parte fora do Estado, assim, o nosso público fica sem saber o que está a sua volta. Temos dados, mas muitas vezes não chegam ao real interessado, aquele que está inalando o ar daqui do município”. Também faz parte do projeto a bolsista Clarice Machado Ramos dos Santos, aluna do curso técnico integrado em Química.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/05_maio_2017/19.05.17/ar