Exposição fotográfica marca início de projeto “Abril Indígena” em Ji-Paraná
Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, realizaram na quinta-feira (30) uma exposição de fotografias marcando o início do projeto “Abril Indígena”. A atividade ocorreu na Câmara de Vereadores do município de Ji-Paraná.
De acordo com a organização do evento, o objetivo do projeto e da exposição é propiciar espaços de divulgação da cultura indígena e, desta forma, chamar a atenção para a invisibilização a que estes povos são submetidos. Parte do projeto será realizada em parceria com os alunos indígenas do curso de Licenciatura Intercultural da UNIR de Ji-Paraná que farão exposição de artesanato, pintura corporal e roda de conversa com os alunos do IFRO.
Segundo a organização do evento, após a exposição em Ji-Paraná, a mostra de fotografias será montada no hall da biblioteca da Universidade Federal de Rondônia em Porto Velho. Depois de transitar por outras instituições e municípios as fotos serão expostas em definitivo na aldeia Ikólóéhj, do povo Ikólóéhj Gavião, na Terra Indígena Igarapé Lourdes, em Ji-Paraná.
Conforme Lediane Fani Felzke, proponente do projeto, a intenção com a atividade é proporcionar espaços de discussão e assim contribuir para a superação de concepções equivocadas e preconceituosas em relação aos povos indígenas. “Uma exposição de fotos, com texto e legendas é um instrumento para que as pessoas conheçam sobre estas comunidades e povos. É apenas por meio do conhecimento e do esclarecimento que se supera os equívocos e os preconceitos”, disse.
Redes Sociais