Visita técnica proporciona aprendizagem do beneficiamento à distribuição de produtos da madeira
Acadêmicos do Curso de Engenharia Florestal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, têm integração entre teoria e prática, com conhecimento do beneficiamento à distribuição de produtos da madeira, na empresa Verde Brasil Madeiras LTDA. A visita técnica ocorrida no dia 16 de maio, no período da manhã, teve como tema central a aplicação prática dos conceitos de beneficiamento da matéria-prima oriunda do manejo florestal sustentável, secagem de madeiras e centro de distribuição de produtos acabados.
A aula de campo foi com estudantes que cursam as disciplinas Algoritmos e Lógica de Programação, Anatomia e Química da Madeira, Inventário Florestal e Manejo Florestal. Juntamente, foram acompanhados por Clayton Ferraz Andrade (Chefe do DAPE - Departamento de Apoio ao Ensino), Wanderley Rocha Meira Filho (Coordenador da Engenharia Florestal) e Giordano Bruno da Silva Oliveira (Professor Substituto EBTT).
A empresa Verde Brasil Madeira LTDA. está localizada na Rua Edson Lima do Nascimento, 2.108, Bairro São Cristóvão, em Ji-Paraná. A empresa atua na exploração de manejo próprio, com área total de 75 mil hectares de floresta nativa localizada no município de Aripuanã (MT). Sob a supervisão de engenheiros florestais e de técnicos experientes na área de florestas tropicais, é realizado o projeto de manejo florestal sustentável em aproximadamente 4 mil hectares da propriedade anualmente.
“Esta experiência permitiu aos futuros engenheiros florestais entender a aplicação real dos conceitos aprendidos em sala de aula, além de aproximá-los do mercado de trabalho e estimular reflexões sobre sustentabilidade, conservação de ecossistemas florestais, tecnologias aplicadas aos processos industriais e desenvolvimento econômico regional”, afirmaram os docentes.
O objetivo foi proporcionar aos estudantes do curso de Engenharia Florestal uma visão prática sobre os processos de beneficiamento, tratamento e exportação da madeira extraída de um plano de manejo florestal sustentável, bem como a gestão no âmbito empresarial da indústria florestal.
Conforme o Professor Wanderley, além de enriquecer o currículo acadêmico dos alunos, a visita reforça o compromisso do IFRO com um ensino prático, voltado à realidade socioeconômica e ambiental da Amazônia Ocidental. “A atividade fortalece também a parceria entre a instituição de ensino e o setor produtivo, abrindo espaço para possíveis pesquisas, projetos de extensão e convênios de estágio. Essa aproximação entre academia e indústria contribui diretamente para a formação de profissionais qualificados e comprometidos com o desenvolvimento sustentável — um dos pilares do ensino técnico e superior do IFRO”, acrescentou.
Os alunos participantes contam que conheceram mais sobre a parte empresarial e as dificuldades que uma empresa enfrenta na comercialização de madeira. Outro ponto de destaque foi a limpeza e organização, “o conhecimento que foi adquirido vamos guardar para nossa vida profissional”, concluíram.
Redes Sociais