Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Acadêmicos do Curso de Engenharia Florestal fazem visita técnica em Ji-Paraná

Publicado: Quarta, 30 de Abril de 2025, 09h11 | Última atualização em Quarta, 30 de Abril de 2025, 09h11 | Acessos: 5624

Laticínio Segredo de Minas LtdaEstudantes de Engenharia Florestal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, foram em visita técnica ao Laticínio Segredo de Minas. A aula em campo envolveu as turmas das disciplinas de Introdução à Engenharia Florestal, Probabilidade e Estatística, Avaliação de Impactos Ambientais e Mecanização e Colheita Florestal. Participaram da atividade cerca de 25 alunos, acompanhados pelos professores responsáveis pelas disciplinas.

A visita contou ainda com a colaboração da equipe técnica do Laticínio Segredo de Minas. Durante a atividade, os estudantes conheceram as normas de segurança do trabalho aplicadas na indústria, acompanharam o processo produtivo de fabricação de manteiga e requeijão cremoso, observaram a automação da cadeia produtiva, o funcionamento da caldeira a vapor alimentada por resíduos madeireiros e visitaram a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) da empresa. A ação teve como objetivo proporcionar uma experiência prática relacionada à sustentabilidade, inovação tecnológica e gestão ambiental no setor produtivo.

Os participantes avaliaram a visita técnica como positiva e enriquecedora, pois puderam observar os conceitos estudados em sala de aula, especialmente sobre automação industrial, segurança no trabalho, sustentabilidade e gestão de resíduos. Eles destacaram a oportunidade de conhecer uma indústria que utiliza resíduos madeireiros como fonte de energia e que possui uma estação de tratamento de efluentes, o que reforçou a relevância da responsabilidade ambiental no setor produtivo. Na visão da organização, a atividade cumpriu seu objetivo de aproximar o aluno da realidade profissional e ambiental, promovendo a formação de engenheiros florestais mais preparados e conscientes.

Realizada na manhã de segunda-feira, dia 28 de abril, a aula proporcionou ainda uma vivência in loco de conteúdos, compreensão dos processos produtivos industriais, das práticas de segurança do trabalho, da automação de cadeias produtivas e das estratégias de sustentabilidade ambiental adotadas no setor. Buscou-se integrar o conhecimento teórico às práticas reais de produção, gestão de resíduos, preparando os estudantes para os desafios do mercado de trabalho na área florestal e ambiental. Além de reforçar a importância das parcerias entre o IFRO e o setor produtivo local, estimulando a prática profissional e o desenvolvimento de competências socioambientais nos estudantes.

  • Alunos_curso_Engenharia_Florestal_01
  • Alunos_curso_Engenharia_Florestal_02
  • Laticínio_Segredo_de_Minas_Ltda
Fim do conteúdo da página