Alunas integrantes do Coletivo Vozes Femininas fazem apresentações científicas
O Coletivo Vozes Femininas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, esteve presente em dois congressos entre os dias 11 e 13 de novembro. Os eventos científicos ocorreram em Cuiabá (MT) e em Porto Velho (RO). O coletivo é coordenado pela Professora Lediane Fani Felzke e pela Assistente Social Elaine Lucio Loeblin.
A estudante Shaylla Alves Santos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio apresentou o trabalho intitulado “Coletivo ‘Vozes Femininas’: as percepções das estudantes do IFRO, Campus Ji-Paraná” no SemiEdu 2024, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. Possuindo o objetivo de discutir questões relativas à educação básica, o encontro ocorre anualmente e está em sua 32ª edição.
“O Coletivo Vozes Femininas, do qual faço parte desde 2023, foi uma grande oportunidade que encontramos para tratar sobre as desigualdades de gênero e a independência das mulheres. Há pouco mais de um ano, juntamente com mais duas colegas, tomamos a iniciativa de submeter essa proposta ao edital 34/2023 do IFRO. Desde então, realizamos várias reuniões nas quais tivemos aprendizados enriquecedores e desenvolvemos um ambiente de apoio e sororidade”, explicou Shaylla.
Ela ainda diz que “ao final das ações do coletivo, percebemos como aqueles diálogos contribuíram positivamente para a nossa maneira de pensar e nos posicionar. Ter a oportunidade de apresentar esse projeto em outro estado, no SemiEdu 2024, foi extremamente gratificante. Essa experiência me fez perceber a importância de iniciativas como essa no ambiente escolar. Gostaria de expressar minha profunda gratidão ao IFRO pela oportunidade de participar dessa apresentação. Essa vivência tem sido enriquecedora, permitindo-me contribuir para um tema tão relevante e urgente na sociedade atual. O projeto aborda questões essenciais relacionadas à igualdade de gênero e à representatividade, e é uma honra fazer parte dessa iniciativa transformadora. Agradeço ao IFRO pelo incentivo, pela confiança e pelo compromisso em promover debates que impactam positivamente a nossa comunidade estudantil”.
Já a discente do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Kauany Lima da Silva, apresentou o trabalho intitulado “Educação, Gênero e Feminismo: os impactos do Coletivo Vozes Femininas no IFRO Campus Ji-Paraná” no ENPEG Norte, realizado na cidade de Porto Velho (RO). Segundo Kauany, foi uma imensa satisfação apresentar o projeto Vozes Femininas, que destaca o empoderamento feminino e a igualdade de gênero, durante o Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Norte (ENPEG).
“Foi muito gratificante ver nosso trabalho ganhando visibilidade e receber o incentivo de professores e estudantes que estavam presentes na roda de conversa. Essa experiência fortalece a importância de iniciativas como essa na construção de um caminho para desconstruir a lógica patriarcal, como bem ressalta Márcia Tiburi: ‘Com o avanço da consciência feminista e a desconstrução do machismo, podemos entender o que pode vir a ser um mundo melhor’. Sou profundamente grata ao IFRO e às minhas tutoras pelo apoio constante, assim como a todas, ‘todes’ e todos que participaram dos nossos encontros, contribuindo para o fortalecimento dessa iniciativa”, afirmou.
Os artigos resultaram da análise das ações promovidas pelo coletivo que atua desde o ano de 2023 no campus. As representantes tiveram experiências inéditas já que é a primeira vez que ambas participam de eventos científicos destinados para o ensino superior e pós-graduação. Além da experiência individual, tais apresentações divulgam os projetos apoiados pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen/IFRO). “A iniciativa dos editais para a formação de coletivos foi de uma importância ímpar para o desenvolvimento integral das e dos estudantes da instituição”, ressaltaram as coordenadoras do Coletivo Vozes Femininas.
Redes Sociais