Redinova IFRO Campus Ji-Paraná sedia evento de inovação e empreendedorismo voltado a indígenas

Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2024, 17h04 | Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2024, 17h06 | Acessos: 217

Evento Redinova Campus Ji Paraná

O Núcleo Incubador Campus Ji-Paraná da Rede de Incubadoras do Instituto Federal de Rondônia (Redinova/IFRO) sedia nos dias 13, 14 e 15 de junho o 1º Bootcamp Empreendendo com Sabedoria - Transformando Desafios em Oportunidades nas Aldeias Indígenas. O projeto atenderá aproximadamente 50 alunos indígenas matriculados no Curso Intercultural da Unir, Campus Ji-Paraná, dos estados de Rondônia e do Mato Grosso, com carga horária de 16 horas. O Bootcamp envolve a apresentação do programa de forma dinâmica de estímulo à interatividade entre os participantes no processo de desenvolvimento de suas propostas.

O evento é uma parceria entre IFRO, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RO) e Universidade Federal de Rondônia (Unir) e tem como objetivo desenvolver atividades para despertar a visão empreendedora nos alunos indígenas do Curso Intercultural da Unir Campus Ji-Paraná, capacitando-os para que a partir de uma ideia ou a partir da identificação de um problema em suas comunidades possam desenvolver soluções empreendedoras, inovadoras e sustentáveis que contribuam para gerar renda e melhorar a sua qualidade de vida, promovendo o desenvolvimento de forma sustentável e, sobretudo, respeitando a cultura e autonomia da comunidades indígenas em que está inserido.

“Essa parceria representa uma oportunidade para os envolvidos diretamente unirem seus esforços e expertise para mobilizar e orientar os alunos indígenas desde a ideação e fornecer um suporte abrangente para a construção de modelos de negócios com possibilidades de entrar em futuros programas de pré-incubação. Ao oferecer esse conhecimento, acredita-se que as instituições envolvidas estarão impulsionando e proporcionado à comunidade indígena a possibilidade de, desde o processo de ideação ou mesmo quando identificarem uma dor e/ou problema que afeta a comunidade, eles tenham subsídios para propor as melhores soluções com viés empreendedor e inovador de forma sustentável”, destaca o Coordenador da Redinova - Núcleo Incubador de Ji-Paraná, Walter Ferreira Siqueira.

Programação

Nos dias 13 e 14 de junho, as atividades iniciam às 13 e vão até as 17 horas. Já no dia 15 de junho, as ações iniciam às 08 e vão até as 12 horas. Para o primeiro dia do Bootcamp, pretende-se fazer o alinhamento dos objetivos do evento, apresentação de conceitos e teoria sobre empreendedorismo e inovação.

No segundo dia, pretende-se realizar a oficina de ideação para estimular a geração de ideias inovadoras; oficina de validação para ajudar os participantes a avaliar a viabilidade e relevância de suas ideias; oficina de pitch e prototipagem para capacitar os alunos a criar apresentações convincentes e protótipos iniciais de suas soluções.

O terceiro dia de atividades será composto por trabalho em equipe, no qual os participantes formarão grupos e iniciarão o desenvolvimento de seus projetos; apresentação dos projetos em andamento, permitindo que os grupos compartilhem seus avanços e desafios com os demais participantes e mentores.

“Ao final, os alunos serão incentivados a dar continuidade ao desenvolvimento de seus projetos de inovação e empreendedorismo com orientações da Equipe do Sebrae e Redinova – Núcleo Incubador de Ji-Paraná pois terão acesso a mentores especializados, que irão orientá-los durante todo o processo de desenvolvimento, oferecendo feedback e auxiliando na superação de desafios”, reforça Walter Ferreira Siqueira.

Sobre o Bootcamp

O Bootcamp permite que os participantes tenham uma experiência intensiva de aprendizado teórico e prático. Para entendermos de forma mais aprofundada, temos o bootcamp como sendo “um método de ensino imersivo para profissionais, que permite o desenvolvimento de habilidades em um curto período de tempo. Ele funciona intercalando teoria e prática, capacitando os profissionais por meio da simulação de situações reais do mercado de trabalho” (Educa Mais Brasil, 2021).