Rede de Incubadoras de Empresas do IFRO participa de evento sobre ecossistema local de inovação em Ji-Paraná

Publicado: Sexta, 05 de Janeiro de 2024, 17h04 | Última atualização em Sexta, 05 de Janeiro de 2024, 17h08 | Acessos: 242

Campus Jipa Redinova1

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Ji-Paraná, por meio da Rede de Incubadoras de Empresas (Redinova), participou no dia 29 de novembro, na Unidade Regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Ji-Paraná, do evento sobre o Ecossistema Local de Inovação (ELI), que teve como fundamento lançar o Plano de Ação ELI.

Além do presidente do Sebrae Rondônia, e do diretor técnico do Sebrae, participaram também representantes de diversas entidades da sociedade, como universidades, faculdades, empreendedores e o poder público. O Instituto Federal de Rondônia, foi representado pela professora e Coordenadora Sistêmica da Redinova, Tatiana Gigliolla Bernardino dos Santos.

O evento apresentou o resultado de um esforço da comunidade participante que vem sendo desenvolvido desde o mês de abril de 2023 para uma construção ideal do Ecossistema Local de Inovação. Um dos objetivos dessa ação foi realizar a identificação tanto das necessidades quanto dos desafios presentes na comunidade de Ji-Paraná, tendo como foco gerar condições favoráveis para o desenvolvimento de novos empreendimentos que sejam capazes de produzir impactos positivos na sociedade.

Para a professora Tatiana, o lançamento do plano de ação foi de extrema importância pois ao longo de meses, o grupo de trabalho se reuniu para desenvolver o planejamento objetivando desenvolver e passar informações relevantes sobre o Ecossistema de Inovação na cidade de Ji-Paraná. A professora ainda ressalta que esse plano é muito importante para o fortalecimento da rede e para o empreendedorismo na região.

Com a entrega do plano à Câmara de Vereadores, a comunidade em geral do município pode participar e engajar o desenvolvimento local, reforçando o compromisso que os representantes têm com a sociedade para construir um ecossistema que proporcione a inclusão e a participação buscando considerar e inserir necessidades e anseios da sociedade nos pontos estratégicos de desenvolvimento do plano.

Sobre o ELI

A criação do ELI é um dos passos principais para a construção de um ambiente favorável para o desenvolvimento de empreendedorismo e inovação em Ji-Paraná, sendo também uma inspiração para outras comunidades, exemplificando como a união dos setores pode desenvolver condições favoráveis para o desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis e inovadores. Outro ponto é que o ELI em Ji-Paraná tem o potencial para alavancar o crescimento social e econômico, através do incentivo da criatividade, espírito empreendedor e inovação no local, tudo isso através do apoio do Sebrae e colaboradores desse ecossistema.

• Campus_Jipa_-_Redinova
  • Campus_Jipa_-_Redinova1