Atividades são desenvolvidas pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Campus Ji-Paraná

Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2023, 14h26 | Última atualização em Segunda, 18 de Setembro de 2023, 14h26 | Acessos: 60206

NAC Jipa MuraisO Núcleo de Arte e Cultura (NAC) iniciou a reconstrução dos murais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná. A atividade faz parte do Projeto “Implantação do Núcleo de Arte e Cultura do Campus Ji-Paraná: Habitar a Escola com Arte”, que está entre as ações desenvolvidas no 1º semestre de 2023.

Outras ações que estão sendo coordenadas pelo NAC/Ji-Paraná são a participação junto ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) na escolha do selo de identidade do setor; e reuniões com a Coordenação de Esporte, Cultura e Cidadania para tratar do planejamento das atividades para o ano de 2023. E os servidores membros do NAC participaram do I Encontro de Coordenadores do Núcleo de Arte e Cultura do IFRO, realizado no mês de maio, em Porto Velho, no Campus Zona Norte.

Foi realizada a seleção de alunos para participarem de ações artístico-musicais de prática instrumental de violino, viola e violoncelo, criação do quinteto musical do campus; retomada do quarteto de violões e da banda do campus, composta por estudantes dos cursos técnicos; seleção para a retomada do grupo de teatro, dança e literatura com o objetivo de criar repertório para apresentações na mostra de arte e cultura do IFRO; e participação junto à organização do Festejo em alusão à festa junina do campus. Foram também enviadas para a gestão do Instituto as principais demandas de trabalho do núcleo e busca por apoios e parcerias.

Segundo Jaqueline Inácio Azevedo, representante discente do NAC, “é uma importante iniciativa do IFRO levar a cultura para o público interno e externo do campus. É a propagação de diversos tipos de artes que atingem vários públicos e interesses”. O objetivo do Núcleo de Arte e Cultura (NAC/Ji-Paraná/IFRO) é a promoção de práticas destinadas ao atendimento à comunidade interna e externa com a finalidade de desenvolver, fortalecer e fomentar os campos da arte e da cultura, bem como sua formação, difusão e produção, com ênfase na inclusão social, respeito e reconhecimento da diversidade artística e cultural presente no município e região.

Envolvendo não apenas os membros da instituição, mas também a comunidade ao redor, o NAC proporciona uma interação mais rica entre o IFRO e a população local, criando laços mais fortes e promovendo um senso de pertencimento. Conforme os coordenadores, o NAC oferece oportunidades para o desenvolvimento das habilidades artísticas e culturais dos alunos e membros da comunidade, o que enriquece a formação dos estudantes e ainda contribui para a promoção da cultura local. O núcleo estimula a criatividade, a expressão e a inovação entre os participantes. Isso é crucial para o desenvolvimento integral dos estudantes, pois vai além do ensino técnico e acadêmico, abrangendo as artes e a cultura.

O Professor de Música e Coordenador do NAC, Fernando Ferreira Pinheiro, reforça que implantar e dar continuidade às ações do NAC é importante para todos, pois existe um propósito social e cultural. “Ao disseminar a arte pelo campus e levar arte para a comunidade externa, é poder proporcionar acesso aos bens culturais e também ser protagonista do construir e do fazer artístico através das linguagens artísticas”, defende.

O Núcleo proporciona um ambiente para a identificação e formação de talentos nas diversas áreas artísticas, como música, dança, teatro e literatura. Além disso, ele possibilita a criação de grupos artísticos que podem representar a instituição em diversos eventos. A participação em atividades artísticas muitas vezes envolve a colaboração entre diferentes áreas de conhecimento, promovendo a integração entre disciplinas e fomentando uma abordagem interdisciplinar do ensino. “O Núcleo de Arte e Cultura é fundamental para uma instituição de ensino como o IFRO, pois vai além da formação técnica e acadêmica, enriquecendo a experiência dos alunos, promovendo a cultura e a integração com a comunidade local”, conclui o docente.