Campus Ji-Paraná chega à conclusão do Projeto de Extensão Primeiros Socorros na Floresta

Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2023, 21h36 | Última atualização em Segunda, 11 de Setembro de 2023, 06h35 | Acessos: 76810

Florestas Jipa3Realizado desde 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, o Projeto de Extensão: “Primeiros Socorros na Floresta: o que você precisa saber!” chega à fase de finalização. Durante o transcorrer do projeto, os integrantes chegaram a apresentar trabalho na Rondônia Rural Show, aos acadêmicos de Engenharia Ambiental da UNIR (Universidade Federal de Rondônia) e aos discentes da EFA (Escola Família Agrícola). Eles demonstraram aos alunos as táticas de primeiros socorros adaptativos que podem ser adotadas no ambiente florestal.

Aluna extensionista, Luiza Vitória Ribeiro dos Reis afirma que “o projeto teve foco em como evitar acidentes. O que fazer caso eles aconteçam. E evitar os erros na hora dos procedimentos. Participar do projeto foi uma experiência incrível e enriquecedora. Ofereceu uma oportunidade única para aprender sobre táticas de primeiros socorros adaptativos em um ambiente desafiador e emocionante, como a floresta. Quero compartilhar minha gratidão por ter feito parte dessa jornada significativa”.

Segundo Thalita Vitória de Miranda Souza, “durante o Projeto de Extensão ‘Primeiros Socorros na Floresta: o que você precisa saber!’, optamos por fazer esse tema que é de extrema necessidade, pois aborda casos reais de como se portar na floresta quando acontecer algum desses acidentes e saber como improvisar com o que tem na mata”.

Também Cacilda Caroline Venturini Matias avalia positivamente sua participação. “Desde o início, fiquei impressionada com o comprometimento da equipe, terceiros que assistiam e acadêmicos envolvidos no projeto. Todos demonstraram um profundo conhecimento e paixão pelo assunto, tornando o aprendizado envolvente e inspirador. Isso, sem contar com as orientações recebidas. Claro que ficou evidente que estávamos em boas mãos, e isso gerou confiança para explorar as técnicas de primeiros socorros adaptativos”.

Conforme Amanda Martins Lima, “ao longo do projeto, aprendi uma série de habilidades valiosas. Desde falar em local aberto ou para público desconhecido a improvisar macas e entender como lidar com situações de emergência em um ambiente florestal, cada sessão de treinamento foi repleta de informações práticas e relevantes. As simulações de situações de emergência nos desafiaram a aplicar o que aprendemos de forma eficaz e eficiente”.

Para Alice Bianchin Cavalcante, além das habilidades técnicas, o projeto ensinou sobre a importância da colaboração e da tomada de decisões rápidas em situações de crise. “Trabalhar em equipe com minhas colegas acadêmicas do curso de Engenharia Florestal foi uma experiência enriquecedora, e as discussões após cada simulação nos permitiram refletir sobre o que fizemos bem e onde poderíamos melhorar”.

A acadêmica Geiciane Pontes Benfica diz ter aprendido que “os primeiros socorros na floresta não são apenas sobre conhecimento técnico, mas também sobre o respeito e a compreensão da natureza. Este projeto me fez perceber como é fundamental cuidar do meio ambiente enquanto cuidamos das pessoas. Afinal, a floresta é um recurso valioso e delicado que merece nossa proteção”.

Conforme a Coordenadora Lorena de Souza Tavares Bressiani, o “projeto tem sido uma jornada incrivelmente gratificante, repleta de aprendizado, crescimento e conexão com a natureza. Desde o início, nosso objetivo foi claro: capacitar acadêmicos a compreenderem e aplicarem táticas de primeiros socorros adaptativos em um ambiente desafiador como a floresta. E ao longo desse percurso, testemunhei um grupo de estudantes determinadas e entusiásticas que abraçaram esse desafio com paixão e dedicação”.

“Cada sessão de treinamento foi uma oportunidade para explorarmos as complexidades do ambiente florestal e como ele exige uma abordagem especializada em primeiros socorros. O que mais me impressionou foi a maneira como as alunas do curso de Engenharia Florestal colaboraram e cresceram como equipe. Lidar com situações de emergência na floresta exige comunicação eficaz, trabalho em equipe e tomada de decisões rápidas e assertivas. Além disso, este projeto nos lembrou da importância de preservar nosso ambiente natural. Cuidar da natureza enquanto cuidamos das pessoas é uma mensagem essencial que espero que levem consigo para suas carreiras e vidas pessoais”.

A docente explica, ainda, que a floresta é um tesouro que merece proteção e ressalta: “vocês agora são defensores desse equilíbrio precioso. Como orientadora, meu papel foi guiar, apoiar e inspirar, mas o sucesso deste projeto é, acima de tudo, o resultado do comprometimento e do entusiasmo da equipe. Estou incrivelmente orgulhosa de cada uma de vocês e de todas as conquistas que alcançamos juntos. Para o grupo fica a certeza de que continuarão aplicando essas habilidades com sabedoria e compaixão, não apenas no ambiente florestal, mas em todos os aspectos de suas vidas. Estou confiante de que vocês fizeram a diferença na vida e no aprendizado dos que puderam conhecer um pouco mais sobre primeiros socorros”.

A discente do Curso Técnico em Florestas, Jhocelyne Moryelly Guimarães Matos, fala sobre o aprendizado alcançado. “Aprendi a importância de estar preparada para qualquer situação na natureza e ganhei confiança em minhas habilidades de primeiros socorros. Foi uma experiência única e gratificante que me trouxe um novo entendimento sobre o ambiente florestal. Muito obrigado à equipe do projeto por essa oportunidade enriquecedora!”.

• Florestas-Jipa1
  • Florestas-Jipa10