Campus Ji-Paraná realiza evento de certificação e entrega de produtos para entidades filantrópicas

Publicado: Segunda, 21 de Agosto de 2023, 14h05 | Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2023, 14h06 | Acessos: 40495

Campus Ji Paraná Cursos emenda parlamentar 1

Na tarde de 11 de agosto de 2023, o Campus Ji-Paraná realizou a cerimônia de certificação das mulheres que concluíram o Curso de Formação Continuada em Corte e Costura. Estiveram presentes a equipe do Departamento de Extensão e colaboradores da unidade, os representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), do Evolução Instituto e a Deputada Federal Silvia Cristina. Na ocasião, houve a entrega simbólica dos produtos de cama, mesa e banho a representantes das entidades beneficiadas.

Por meio de emenda parlamentar da deputada para o Campus Ji-Paraná foram e estão sendo ofertados 11 Cursos de Formação Inicial e de Formação Continuada para pessoas em vulnerabilidade social, entre 2022 e 2023. Dentre os cursos estão: Manicure e Pedicure, Assistente de Logística, Maquiagem, Design de Sobrancelha, Artesanato em Bambu, Corte e Costura: Cama, Mesa e Banho, Penteados e Tranças, Técnicas de Vendas e Atendimento ao Público, Artesão de Pintura em Tecidos, Sabonete Artesanal.

A carga horária das formações varia de 50 a 160 horas por curso. Foram ofertadas 440 vagas no conjunto dos 11 cursos, voltadas para pessoas com idades entre 16 e 70 anos de idade, das quais 320 para mulheres em vulnerabilidade social e econômica.

De acordo com a Diretora-Geral do Campus, Letícia Pivetta, a educação profissional, no IFRO, tem um grande impacto na transformação da vida das pessoas para a criação de novas expectativas de sucesso na carreira estudantil e profissional. Cursos de curta duração são uma importante saída para as situações emergenciais, que exigem respostas rápidas das pessoas para os desafios que elas enfrentam. “Estes cursos ampliam o horizonte de possibilidades no mundo do trabalho, pela construção de um conhecimento que resulta em competências e habilidades práticas diante de desafios imediatos, atendendo a interesses pessoais que permitirão a superação de problemas sociais e coletivos, quanto à geração de renda, qualificação dos serviços e colocação de novos produtos no mercado”, destacou a gestora.

O Campus Ji-Paraná possui um ateliê de Corte e Costura, móvel, que vem sendo usado para a replicação do curso e, conforme a Chefe do Departamento de Extensão, Ellen Pacífico, a formação “é um excelente exemplo para a demonstração dos efeitos práticos dessa formação. Afinal, está no contexto de um mercado abrangente, aberto a muitas possibilidades e com demanda dos produtos que podem ser desenvolvidos por qualquer pessoa preparada para a produção”.

Participantes de ação formadora

A oferta dos cursos, de acordo com a Coordenadora-Geral da ação, Leiva Custódio Pereira, ocorreu mediante um trabalho colaborativo entre o Campus Ji-Paraná, a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) e o Evolução Instituto. A Semasf contribuiu pela seleção de 15 alunas do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e o fornecimento de insumos; o Evolução Instituto, com a disponibilização do espaço para a oferta do Curso de Corte e Costura e acompanhamento de todo o processo de formação. A participação do Evolução Instituto é resultante, inclusive, de uma parceria com o Campus Ji-Paraná. Por meio de seu espaço foi possível oferecer melhor acessibilidade e acomodação às participantes do curso. “A ação não teria alcançado tantas pessoas e com tanta diversidade de formação sem o aporte financeiro da Deputada Sílvia Cristina”, reforçou a coordenadora.

Por parte do campus, além da Coordenadora-Geral, são membros executores do Projeto as servidoras Edeli Diogo de Oliveira (Coordenadora Adjunta), Ellen Vieira Pacífico (Supervisora, Chefe do Departamento de Extensão), Adriana Aparecida Correia (Apoio Técnico para Registros Acadêmicos) e Edina Munhak (Agente de Apoio Técnico Financeiro), além dos demais servidores dos setores administrativos locais que atuam indiretamente, tendo em vista a grande mobilização local para o desenvolvimento da ação.

Doações dos materiais produzidos

De acordo com coordenadora do curso de Corte e Costura, Alice Cristina, os materiais produzidos durante a formação são destinados a entidades filantrópicas da região. “Além da aprendizagem proporcionada às alunas, é com prazer que destinaremos todo o material produzido por elas para entidades filantrópicas que desenvolvem um importante trabalho social em Ji-Paraná: Hospital do Amor, Associação Beneficente Caminho da Luz e Projeto Banho Solidário”, informou.

• Campus_Ji-Paraná_-_Cursos_-_emenda_parlamentar_1
  • Campus_Ji-Paraná_-_Cursos_-_emenda_parlamentar_2