IFRO e Colégio Tiradentes firmam parceria para oferta de Formação Inicial e Continuada em Ji-Paraná

Publicado: Quarta, 03 de Mai de 2023, 14h19 | Última atualização em Quarta, 03 de Mai de 2023, 14h19 | Acessos: 48833

Parceria Tiradentes IFRO 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, e o Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM IV) firmaram parceria para oferecer o Curso de Formação Inicial e Continuada em Computação, Tecnologias e Robótica Educacional para Educação Básica, turma 2023/2.

A parceria foi oficializada em uma reunião realizada no dia 24 de abril com a presença do Tenente-Coronel Edvaldo de Araújo Elias, Diretor-Geral do CTPM IV, e dos professores mestres Nídia Estelita de Souza Ribeiro, Diléia da Silva Brun Scatamburlo e Doerte Chagas Cortes, todos com formação avançada em Matemática e Física.

O curso, que terá duração de um semestre letivo, tem como objetivo capacitar professores da educação básica para o uso de tecnologias educacionais e robótica em sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos em áreas como programação, pensamento computacional e resolução de problemas. As aulas serão ministradas por professores do IFRO Campus Ji-Paraná.

O Tenente-Coronel Edvaldo de Araújo Elias destacou a importância da parceria para o CTPM IV: “acreditamos que a tecnologia é uma ferramenta essencial para o processo de ensino e aprendizagem. Com essa parceria, esperamos capacitar nossos professores para que possam utilizar as novas tecnologias de forma efetiva em suas aulas, contribuindo para o desenvolvimento dos nossos alunos”.

A Vice-Diretora do CTPM IV, Nídia Estelita de Souza Ribeiro, ressaltou que o curso é uma oportunidade para aprimorar a formação dos professores e torná-los mais preparados para enfrentar os desafios da educação atual. “Estamos muito animados com essa parceria e esperamos que ela possa contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em nossa escola”, disse.

O Curso de Formação Inicial e Continuada em Computação, Tecnologias e Robótica Educacional para Educação Básica, turma 2023/2, terá início em julho de 2023 e as inscrições estarão abertas a partir deste mês de maio. O curso é gratuito e aberto a professores da rede pública e privada de ensino da região.

“Estamos muito felizes em firmar essa parceria com o Colégio Tiradentes da Polícia Militar – CTPM IV e contribuir para a formação dos professores da Educação Básica da região. Acreditamos que o uso de tecnologias educacionais e robótica pode trazer grandes benefícios para o processo de ensino e aprendizagem, permitindo uma abordagem mais dinâmica e interativa das disciplinas. O curso que coordenamos tem como objetivo capacitar os professores para o uso dessas tecnologias em sala de aula, apresentando conceitos de programação, pensamento computacional e resolução de problemas. Para isso, contamos com uma equipe de professores altamente qualificados para atender os professores do CTPM IV, que serão alunos do curso”, demonstrou a Coordenadora do Curso de Formação Inicial e Continuada em Computação, Tecnologias e Robótica Educacional para Educação Básica do IFRO Campus Ji-Paraná, Ilma Fausto.

A docente conclui dizendo acreditar ser esta uma “oportunidade única para aprimorar a formação dos professores da região e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Esperamos que o curso possa despertar o interesse dos professores pela área de tecnologia e robótica e que eles possam levar esses conhecimentos para seus alunos, tornando as aulas mais atrativas e dinâmicas. Nosso objetivo é contribuir para a formação de professores cada vez mais preparados para enfrentar os desafios da educação atual e para isso, contamos com o apoio de nossos parceiros nessa empreitada. Agradecemos ao CTPM IV pela confiança e pela parceria firmada e esperamos que esse seja apenas o início de uma longa jornada em prol da educação de qualidade na região”.

• Parceria-Tiradentes-IFRO_1
  • Parceria-Tiradentes-IFRO_2