Estudantes podem se candidatar às bolsas de Monitoria Indígena no Campus Ji-Paraná

Publicado: Terça, 28 de Março de 2023, 16h32 | Última atualização em Terça, 28 de Março de 2023, 17h21 | Acessos: 21997

Campus Ji Paraná Edital de monitoria

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, abriu 2 vagas para Monitoria Indígena. Há mais 2 vagas para formação de cadastro de reserva para substituição em caso de desistência de monitoria. A previsão é que o início das atividades ocorra em 17/4/2023.

O edital objetiva selecionar estudantes bolsistas regularmente matriculados nas modalidades presencial e não presencial dos cursos técnicos e graduações que possam atuar como monitores no processo de ensino e aprendizagem de estudantes indígenas. As inscrições vão de 29/3 a 2/4/2023.

A seleção é realizada pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/IFRO/Ji-Paraná). A Monitoria Indígena é a ação sócio pedagógica, atribuída a estudantes do IFRO Campus Ji-Paraná, que pretende, por meio da intervenção de monitores(as), fortalecer o desenvolvimento e contribuir para a permanência e aproveitamento acadêmico de estudantes indígenas. As inscrições são feitas no formulário eletrônico disponível neste link. Entre os documentos exigidos estão o atestado de matrícula; Termo de Autorização do Responsável Legal; Declaração de Disponibilidade de Carga Horária; e Carta de intensões.

Possuindo caráter educativo, social, cultural, científico e tecnológico, a realização das atividades de monitoria poderá ocorrer de forma presencial e virtual, a depender das necessidades do estudante indígena. São quesitos obrigatórios para se candidatar ao papel de monitor(a) bolsista: estar regularmente matriculado em cursos oferecidos pelo IFRO, preferencialmente no mesmo curso do aluno indígena; estudantes com menos de 18 anos devem apresentar Termo de Autorização do Responsável Legal; apresentar a Declaração de Disponibilidade de Carga Horária, para o cumprimento das atividades do aluno monitor, com 8 horas semanais.

Os candidatos devem ainda estar cientes da sua importância, atribuições e obrigações enquanto monitor, por meio do preenchimento do Termo de Compromisso; ter condições de realizar a monitoria por meio virtual e presencial; possuir habilidade no uso de ferramentas como e-mail, chat, fórum, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, grupos de WhatsApp, entre outros; ter conta bancária para recebimento do pagamento da bolsa; e ter boa comunicação, boa relação interpessoal e empatia. Para receber a bolsa de monitoria, não poderá estar recebendo outras bolsas de ensino, estágio, pesquisa ou extensão, exceto os auxílios destinados à promoção da permanência (Proap, Promore, entre outros).

A seleção terá como base a análise das informações dispostas no formulário de inscrição e entrevista, na qual serão avaliados aspectos como a capacidade de comunicação do aluno, domínio de ferramentas e conhecimento sobre monitoria/aluno indígena. Para critério de desempate, será levado em consideração, respectivamente, a maior nota na entrevista e a maior nota na carta de intenções.

Dúvidas e informações poderão ser encaminhadas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Para ler o Edital 22/2023/JIPA-CGAB/IFRO completo, clique neste link.