Napne do Campus Ji-Paraná encerra o projeto “Conhecer para incluir”, alusivo ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Publicado: Sexta, 14 de Outubro de 2022, 08h53 | Última atualização em Sexta, 14 de Outubro de 2022, 08h55 | Acessos: 23567

14 10Napne Jipa 1O Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Ji-Paraná, realizou um ciclo de palestras para alunos dos Cursos Técnicos em Química, em Florestas e em Informática, alusivo às datas do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência e Dia Nacional do Surdo, comemorados respectivamente nos dias 21 e 26 de setembro. O evento ocorreu na última semana do mês de setembro.

De acordo com a Coordenadora do Napne/Ji-Paraná, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de Souza, os temas das palestras foram escolhidos pelos próprios alunos: enquanto algumas turmas escolheram TEA (Transtorno do Espectro Autista), uma turma escolheu aprender mais sobre Deficiência Auditiva/Surdez. “Foi muito gratificante fazer uma palestra sobre as diferenças entre surdez e deficiência auditiva para os alunos do 1ª B Informática, juntamente com a intérprete Geisiele Jéssica de Oliveira. Nesta conversa, muitos mitos e preconceitos foram desmitificados e os alunos foram orientados sobre o tema”, pontuou a Professora Andréia Mendonça, membro do Napne e Coordenadora do Centro de Idiomas.

Segundo Dalva Rosa da Silva Paiva Maria, Diretora do Centro de Autismo em Ji-Paraná e palestrante do evento, é preciso conhecer a pessoa com TEA para aprender a respeitar. A partir do momento que se conhece as características, limitações e potencial da pessoa com TEA, pode-se colaborar com o aprendizado, dentro de suas possibilidades. “É importante destacar que o número de pessoas com TEA tem crescido significativamente e cabe aos educadores preencher as lacunas de aprendizado, e potencializar suas capacidades”, disse.

A aluna Thayná afirmou que a palestra foi um divisor de águas para a sua formação acadêmica, especialmente as dinâmicas de simulação de hipersensilidade e a falta de filtro a diversos estímulos da pessoa com TEA, possibilitando o entendimento da significância de cada ação do Centro de Autismo.

Além de sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a inclusão das pessoas com deficiência, o projeto teve a finalidade de integrar os alunos e os membros do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, com o intuito de fortalecimento de vínculo. Durante a semana, ocorreram momentos de confraternização com alunos atendidos e por membros do Napne. Na oportunidade, a Professora Alice destacou a importância dos alunos com deficiência, TEA e transtornos de aprendizagem conhecerem e apresentarem propostas para o PDI a fim de promover a inclusão nos campi.