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Nota de esclarecimento

Publicado: Quinta, 25 de Agosto de 2022, 17h22 | Última atualização em Quinta, 25 de Agosto de 2022, 17h23 | Acessos: 52415

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) vem a público esclarecer à comunidade acadêmica e sociedade acerca de alegações proferidas no dia 18 de agosto de 2022, em cerimônia de colação de grau ocorrida no Campus Ji-Paraná. A sessão solene, que representa um momento sublime para formandos, familiares e amigos, não é um espaço apropriado para acusações ou desmerecimento do processo educacional, e como tal deve ser contemplado e respeitado.

Ao contrário do que foi relatado por um dos formandos durante a solenidade, os índices de qualidade do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas são sim motivo de orgulho ao corpo docente e ao Instituto. O trabalho das bancas de TCC do curso tem como função orientar e auxiliar os acadêmicos, de forma que a autonomia e o senso crítico dos mesmos sejam garantidos. Da mesma forma, a equipe técnica e de professores do campus deve atender aos questionamentos e indagações dos estudantes, assistência que foi oferecida aos formandos durante toda a permanência no curso. Outro ponto a ser esclarecido é que as redistribuições de docentes do curso foram realizadas por solicitação própria de cada professor, sendo esses procedimentos permitidos a qualquer servidor dentro das condições atendidas.

A composição das unidades do IFRO possibilita o atendimento permanente de estudantes e servidores através de estruturas organizacionais presenciais e on-line, seja através de setores como a Coordenação de Assistência ao Educando (CAED) e Ouvidoria, ou da escuta e apoio direto de servidores docentes e técnico-administrativos. Ao analisar as solicitações formalizadas à Coordenação do Curso de ADS, verifica-se que elas foram atendidas. Acrescenta-se ainda que nunca houve registros de reclamações ou denúncias perante as avaliações institucionais realizadas pela Coordenação de Curso e pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), órgão colegiado autônomo e de assessoria da Reitoria do IFRO. Foram realizadas reuniões com os alunos e professores para escuta e não foram confirmadas situações conforme exposições relatadas durante a colação. Ainda assim, o Instituto reconhece que a busca pelo aperfeiçoamento de seus processos é um trabalho contínuo, e assim prosseguirá orientando os servidores, com o intuito de perceber possíveis irregularidades e trabalhando para atender os acadêmicos da melhor maneira possível.

Aos discentes sempre foram dados apoio e disposição para resolução de possíveis problemas, fato que possibilita a conclusão de seus estudos com êxito, viabilizando ainda importantes realizações, como projetos financiados e apresentados em grandes eventos, participações em programas internacionais e premiações importantes para estudantes e para o IFRO de modo geral. O suporte e amparo ao desenvolvimento pleno dos estudantes é uma característica permanente do IFRO, atestada pelas diversas políticas de apoio à permanência e de incentivo ao desenvolvimento de ideias e soluções inovadoras com impacto positivo para a comunidade. Dentre as ações podem ser destacadas o vale-transporte gratuito para todos os alunos dentro do município de Ji-Paraná, o empréstimo de computadores e auxílio para aquisição de internet e equipamentos durante a pandemia, o auxílio moradia para custeio de aluguel para alunos que não moram em casas próprias, o atendimento psicológico para acolhimento de todos os discentes, dentre outras medidas de suporte a estudantes que apresentem vulnerabilidade socioeconômica.

No Campus Ji-Paraná, o esforço coletivo para melhoria do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é contínuo, prova disso é a excelente avaliação do mesmo pelo MEC, que atribuiu nota máxima (Conceito 5) e comprovou a capacidade do Instituto em ofertar um curso de excelência, que entrega ao mundo do trabalho profissionais com formação de ponta e postura cidadã comprometida com o desenvolvimento do estado de Rondônia. Dentre as contribuições do curso de ADS à sociedade podem ser elencadas:

  • IARPJE – Projeto de otimização de processos judiciais premiado nacionalmente (2º Lugar do EXPOJUD);
  • Painel de Indicadores do MEC – um sistema que será implementado em todas as escolas estaduais do Brasil;
  • Guardiões em Foco – site desenvolvido para monitorar e combater os incêndios florestais;
  • Painel de Indicadores da Semed – que está sendo desenvolvido para tabular e acompanhar a educação básica no município de Ji-Paraná;
  • Projeto de Informatização escolar – que consiste em desenvolver um sistema completo para gerenciamento de toda educação básica em 22 municípios do estado de Rondônia;
  • Projeto Cidades inteligentes em Ariquemes-RO, em que os sistemas do eixo educação são desenvolvidos por alunos do Curso de ADS de Ji-Paraná em colaboração com os Cursos de ADS dos campi Vilhena e Ariquemes;
  • Projeto Oficina 4.0, em que os alunos ensinam e fazem oficinas práticas de modelagem 3D e resolução de problemas baseados em projetos;
  • Confecção e entrega de mais de 2 mil kits de protetores faciais para diversos setores da sociedade durante o enfrentamento da pandemia de covid-19;
  • 62 projetos de TCC dos alunos de ADS, que, em sua maioria, trazem soluções para empresas, setor público, escolas, clínicas, prefeituras, entre outros.

O IFRO é uma instituição que preza por ouvir toda a comunidade, visando alcançar melhores resultados não só na formação dos estudantes, mas na construção da cidadania, desde os bancos escolares até o contato com a sociedade. O Campus Ji-Paraná permanece aberto para receber sugestões, críticas, denúncias e elogios por parte de alunos, professores, técnicos administrativos, pais e responsáveis, ou qualquer cidadão que precise de apoio para resolução de algum entrave. Seja por meio da Ouvidoria on-line (em que é possível realizar solicitações anônimas), ou pessoalmente nas dependências do campus, o IFRO coloca-se à disposição. A melhoria das condições de atendimento e a busca pelo aperfeiçoamento dos cursos ofertados fazem parte da missão institucional de ofertar educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referendada.

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