Projeto de curricularização da extensão trabalha temas de Manejo Florestal

Publicado: Sexta, 19 de Agosto de 2022, 13h04 | Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2022, 09h05 | Acessos: 39397

Logo de ChamadaProjeto de curricularização da extensão da disciplina de Manejo Florestal é realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná. Intitulado “I Semana de imersão em Manejo Florestal: o que não te contam na graduação”, foi desenvolvido pela primeira turma do Curso de Engenharia Florestal do Campus Ji-paraná e será compartilhado no canal do Youtube do próprio campus.

A divulgação dos vídeos será de 22 a 26 de agosto de 2022. Sob a orientação da Professora do Curso de Engenharia Florestal, Lorena de S. Tavares Bressiani, e ligado ao Departamento de Extensão (Depex/IFRO/Ji-Paraná), o projeto teve por objetivo realizar entrevistas com profissionais que atuam em diversas atividades relacionadas ao Manejo Florestal madeireiro.

No bacharelado de Engenharia Florestal, uma das disciplinas ministradas é a de Manejo Florestal, na qual os alunos aprendem como administrar a floresta nativa de forma sustentável e com baixo impacto, tendo como foco a obtenção de recursos madeireiros. Como resultado de projeto de curricularização, as entrevistas realizadas pelos alunos podem ser uma estratégia viável de aprendizagem e que proporcionam a exteriorização de ações de extensão do campus e da atuação do curso.

O projeto se originou a partir de uma discussão com a turma de manejo florestal (2022/1), visando sanar dúvidas de cunho prático que acontecem em setores relacionados ao manejo florestal madeireiro e que não são abordadas no meio acadêmico. “Os alunos abraçaram a ideia, houve engajamento, responsabilidade e muita vontade de fazer bem feito. Os alunos pesquisaram sobre os assuntos, planejaram roteiros, elaboraram as perguntas, gravaram e editaram os vídeos. Tiveram contato com outros profissionais e isso gerou expectativas sobre o mercado de trabalho. Mas o mais importante: aprenderam muito, aprendi com eles e hoje estão repassando conhecimento”, avalia a docente.