Servidora representa Campus Ji-Paraná em Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade

Publicado: Quarta, 01 de Junho de 2022, 17h20 | Última atualização em Quarta, 01 de Junho de 2022, 17h22 | Acessos: 117989

Campus Ji Paraná Participação servidora 1

Na sexta-feira, dia 27 de maio, ocorreu o último dia do IX Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade (SITRE). O evento, que ocorreu on-line desde o dia 23 de maio, contou com a participação da professora Mestra Ilma Rodrigues de Souza Fausto (IFRO), que em parceria com a Doutora Marlene Rodrigues (UNIR), coordenou o Grupo de Trabalho "Os saberes da experiência de trabalho e pesquisa relacionados à educação especial na perspectiva inclusiva".

O GT se propôs a discutir resultados de pesquisas e de ações de intervenções relacionadas às políticas públicas educacionais de inclusão de EPAEE, como: as Deficiências intelectual, física, sensorial e comunicacional; a Deficiência Múltipla; os Transtornos do Espectro Autista-TEA e os alunos com altas habilidades ou superdotação matriculados na Educação Básica; as Tecnologias Assistivas, inovações pedagógicas e tecnológicas, e também a produção de documentos acessíveis e objetos educacionais de aprendizagem.

O debate permeou as áreas que abordam os aspectos relacionados à Inclusão escolar na sociedade, família e sobretudo na escola, evidenciando as mudanças educacionais e atitudinais no âmbito da sala de aula e nos demais espaços escolares. O seminário contou com as apresentações de artigos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu.

Ilma, que coordena a Educação a distância do Campus Ji-Paraná, afirma que o Grupo de Trabalho fortalece as ações atitudinais da inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, proporcionando uma reflexão sobre o preconceito no ambiente, o capacitismo e as barreiras arquitetônicas. “Ressalta-se que trabalhos de alunos do IFRO e UNIR foram aceitos no evento”, disse.

Sobre o seminário

O seminário procurou focar sua atenção na interface de áreas tradicionais do conhecimento e de pesquisa, abrigando-se em campos teóricos e metodológicos diversos, tendo no trabalho, na educação, na identidade e suas relações seu objeto de estudo. Mais informações podem ser adquiridas no site do evento: https://sitre.appos.org.br/.