Estudantes do Campus Ji-Paraná realizam visita técnica ao Museu Regional de Arqueologia de Rondônia

Publicado: Quarta, 25 de Mai de 2022, 17h01 | Última atualização em Quarta, 25 de Mai de 2022, 17h43 | Acessos: 120114

Campus Ji Paraná Visita museu 8

Os estudantes dos segundos anos do Curso Técnico Integrado de Informática do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, participaram na última sexta-feira (20 de maio) de uma visita técnica ao Museu Regional de Arqueologia de Rondônia. O Museu está localizado no município de Presidente Médici (RO) e nele foi realizado nos últimos anos um trabalho de cadastramento, mapeamento, diagnóstico e laudos arqueológicos.

A atividade foi proposta na disciplina de História pela Professora Mônica Apolinário. “Artefatos, símbolos e registros da ação humana possuem um valor inestimável para a compreensão do passado pré-civilizacional do homem e seu desenvolvimento evolutivo. A oportunidade de contato com vestígios materiais tão remotos da existência humana em solo rondoniense permite compreender modos de vida, crenças e elementos de cultura que propiciam aos estudantes ganhos que vão além dos conhecimentos apropriados em sala de aula”, destaca a docente.

O discente Vitor Daniel Silva Melo disse ter gostado da atividade prática, ressaltando que “foi essencial para conhecermos um pouco da pré-história e do patrimônio arqueológico regional que é tão pouco estudado. O museu apresenta objetos importantes dessa época, que nos fazem conhecer as técnicas utilizadas pelos nossos antepassados para caça, sobrevivência e preservação”.

Segundo a aluna Hilary Souza de Oliveira, a visita técnica foi produtiva, pois permitiu “visualizar os registros rupestres, os artefatos líticos, os utensílios que eram usados e também entender como eles eram produzidos e decorados. Isso me fez ter uma maior compreensão do assunto, uma compreensão que não teria apenas em sala de aula. Visitar um museu local e descobrir que para termos esse contato com a pré-história não precisamos ir muito longe, é incrível. A partir da visitação terei novo olhar ao estudar História, terei noção que o lugar onde vivo tem inúmeros vestígios do passado, conhecido como história, e ele deve ser estudado e também apreciado através dos olhos”.

Sobre o Museu

O Centro de Pesquisas e Museu Regional de Arqueologia de Rondônia desenvolve um trabalho de forma independente e com parcerias entre instituições de pesquisa e ensino. O museu arqueológico conta com um acervo que se aproxima de 300 mil peças, como fragmentos de cerâmica e carvão com mais de 7 mil anos de existência encontrados na região do Alto Machado. Quem o visita poderá fruir e apreciar a exposição de peças históricas que representam a História e a Cultura da nossa região.

O Museu conta com artefatos de mais de 100 sítios arqueológicos, entre esses Arte Rupestre e Sítios Cerâmicos. A coleção observada pelos estudantes do IFRO permite compreender como era a vida do homem primitivo que viveu na região. As peças que compõem o acervo original do museu são oriundas de pequenas coleções de agricultores da região que as foram encontrando ao cultivarem seus campos, desde a década de 1970 quando aqui chegaram, atraídos pela promessa de terra e prosperidade.

Outra parte do acervo é composta por material advindo de pesquisas científicas, tanto de instituições de ensino e de pesquisa, quanto de arqueologia de contrato. Os achados arqueológicos do Museu Regional de Arqueologia de Rondônia estão categorizados em: 1 – Indústria lítica: lascamentos e polimentos de pedra para a fabricação de machados, quebra coquinhos, mão de pilão, raspadeiras, batedouros entre outros; 2 – Cerâmicas e utensílios: recipientes e objetos modelados em argila; 3 – Arte rupestre: registros gráficos gravados em superfícies rochosas; 4 – Urnas funerárias: utilizadas para enterrar os restos mortais dos membros das sociedades pré-históricas.

• Campus_Ji-Paraná_-_Visita_museu
  • Campus_Ji-Paraná_-_Visita_museu_1