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Produção fotográfica em forma de poesia/imagem reflete tempos de pandemia em atividades nas aulas de Arte

Publicado: Segunda, 09 de Mai de 2022, 09h44 | Última atualização em Segunda, 09 de Mai de 2022, 09h44 | Acessos: 131085

Campus Ji Paraná fotografia trabalho dos discentes 2 1Estudantes dos Cursos Técnicos em Química e em Informática da modalidade Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji Paraná, fizeram produção fotográfica em forma de poesia/imagem para refletir sobre o retorno do ensino presencial e sobre os tempos de isolamento social. A atividade foi proposta na disciplina de Arte, pela Professora Marcela Lima.

A criação poética em forma de texto e imagem (fotografia) foi desenvolvida pelos alunos dos primeiros anos dos dois cursos técnicos e teve como objetivo compreender e ler imagens do mundo, assim como, produzir a fotografia e texto poético como criações individuais e subjetivas. Conforme Marcela, a atividade desenvolvida no contexto da sala de aula colaborou para as múltiplas reflexões pessoais, assim como, para a reflexão de que a Arte é um campo de experimentações de diferentes materiais e suportes que dialoga diretamente com as novas tecnologias, manualidades e suportes.

“Antes de tudo é necessário compreendermos as questões relacionadas a técnicas, metodologias, criação em Artes Visuais em um lugar PLURAL, sempre no plural! Não há apenas uma técnica e nem apenas uma única metodologia no ensino da Arte... são várias, múltiplas e devem dialogar, sobretudo, com o espaço e o meio em que este ensino acontece”, avaliou. A docente citou o crítico de arte, Tadeu Chiarelli, que considera que a fotografia apresenta-se “[...] contaminada pelo olhar, pelo corpo, pela existência de seus autores e concebida como ponto de intersecção entre as mais diversas modalidades artísticas, como o teatro, a literatura, a poesia e a própria fotografia tradicional”.

Para a Professora de Língua Portuguesa Albanita Buarque de Souza, “a criatividade vem do fundo da alma de cada ser humano, elevando para o exterior os sentimentos mais profundos. Comprovamos esse externar de sentimentos com os trabalhos de nossos novos artistas e vimos o quanto fluíram as angústias com o isolamento produzido durante a pandemia de covid-19”.

As ações artísticas e culturais reforçam ainda mais a importância da criação do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) nos Institutos Federais de Rondônia. A Professora Marcela Lima explica que o Campus de Ji-Paraná formou uma comissão específica, que vem trabalhando neste sentido, almejando espaço apropriado para as aulas de Arte, assim como, espaço expositivo e possibilidades de eventos na área de Arte e Cultura o que irá ampliar o debate e a produção de conhecimento em Arte para a comunidade interna e externa do campus.

De acordo com Tainá Bento Pachêco, do 1º A do Curso Integrado em Química, “a fotografia é uma forma muito interessante de se fazer arte, pois aquele que a faz não somente fotografa algo, há todo um trabalho repleto de ângulos, perspectivas, luzes, composição, entre vários outros fatores que são muito importantes quando se quer espessar um sentimento ou sensação através de uma imagem. O trabalho da foto/poema foi de excelência para que me despertasse ainda mais interesse de praticar essa forma de arte. Afinal, a fotografia é a maneira que o artista encontra de registrar um momento para a eternidade e a partir disso introduzir seus sentimentos ou visões sobre as coisas pelas quais está a fotografar”.

Caliel Ferro Batista, também do 1º A do Técnico em Química, comenta: “o trabalho de foto poema foi um dos melhores que fiz, se teve uma cooperação bem grande por parte de meus colegas, além de aprender a ver simples objetos, simples ações com um ar mais artístico, podendo fazer com eficiência o meu trabalho”.

O estudante do 1º A do Técnico em Informática, Martin Rodrigues Lopes, diz que o trabalho de artes foi algo inovador para ele. “Foi uma oportunidade de deixar que as pessoas me conhecessem mais e, também, de conhecer mais as pessoas. Como era um trabalho em grupo (a produção videográfica) e ainda era início das aulas, foi um pouco estranho no começo, mas posso dizer que foi uma boa iniciativa. Além disso, era interessante poder me expressar abertamente e poder ver o que as outras pessoas pensam também. É incrível como nós conseguimos criar tantas coisas diferentes com uma só ideia. Todo o processo de criar a minha foto/poema e de me aproximar de outras pessoas foi diferente do que eu estava acostumado. É claro que dá um pouco de receio no início, mas no final foi maravilhoso poder participar do trabalho e ver que conseguimos criar algo ótimo”, explicou.

De acordo com Lauanny Kathryny da Silva Brito, do primeiro ano do Curso Técnico em Química, “fazer o trabalho da foto/poema foi muito legal, mas, ao mesmo tempo, muito desafiador, pois tínhamos que criar uma frase para a foto, porém, foi um ótimo trabalho e eu amei fazer cada parte dele, tanto tirar a foto, quando criar a frase”.

 

Aprendizagem

“Como arte educadora foi possível perceber que a fotografia pôde concentrar-se nas relações psicológicas e pessoais, abordagens que representaram temas emocionalmente importantes e significativos para os discentes. Ou seja, construindo imagens nos comunicamos com o mundo e o mundo em nós, expressamos e definimos e nos redefinimos como seres viventes e criativos e, sobretudo, aprendemos a refletir sobre a guerra de imagens que o mundo contemporâneo nos bombardeia em instantes de segundos”, avalia Marcela Lima.

No texto das alunas Cassiane Almeida de Paula e Samantha Novaes Santos (Informática) analisa-se que “a produtividade do ser humano é ilimitada, tanto que simples elementos do cotidiano podem ser ligados a diversas mensagens. Quando associados aos nossos pensamentos, pequenos objetos ou paisagens podem fazer muito mais sentido do que apenas palavras. Por isso, afirmamos que podemos sim nos expressar por meio de tais elementos, que se tornam uma forma de manifestação artística do pensamento, e você pode fazer o mesmo. Como? Busque refletir e observar mais a sua volta; pequenos detalhes com os quais você convive, quando pensados profundamente, podem se tornar um exemplo de foto/poema, uma bela e cativante maneira de se expressar”.

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