Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto do Campus Ji-Paraná é Destaque Educação – Gestão Educacional na Rede Pública da 6ª Educa Week

Publicado: Quinta, 18 de Novembro de 2021, 13h10 | Última atualização em Quarta, 24 de Novembro de 2021, 08h41 | Acessos: 225431

educa weekO Projeto de Ensino Programa de Formação Continuada (PFC) para Profissionais da Educação no Atendimento Remoto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, recebeu primeiro lugar no Destaque Educação – Gestão Educacional na Rede Pública da Educa Week.

A 6ª edição de um dos maiores eventos de educação básica do Brasil, a Educa Week, ocorreu de 18 a 23 de outubro. O projeto que representou o IFRO Campus Ji-Paraná foi pautado no ensino de tecnologias ativas e AVA (ambiente virtual de aprendizagem) para os profissionais da educação da própria unidade e para o ensino remoto emergencial.

Em um primeiro momento foi criado um plantão pela Coordenação de Educação a Distância (CEaD/IFRO/Ji-Paraná) para atender os professores de forma individual, cada um com suas dúvidas e expertise sobre determinado recursos para fins de multiplicadores. Os encontros e atividades de formação ocorreram no próprio AVA e também via Google Meet, entre os meses de março e agosto de 2020, visando formar professores e técnicos do campus para o uso das tecnologias para ambientes virtuais de aprendizagem.

Durante os 4 meses, o projeto fez a formação de 76 profissionais para o uso responsivo da tecnologia no ambiente AVA e também colaborou para a adaptação dos conteúdos de aulas presenciais no ambiente AVA, com orientação para produção de materiais com referências relacionadas às questões de direitos autorais e também dar apoio técnico nas preparações das aulas utilizando metodologias ativas.

A Coordenadora de Educação a Distância do IFRO Campus Ji-Paraná, Ilma Rodrigues de Souza Fausto, agradece a premiação da Educa Week e entende que “a CEaD possui uma série de demandas relacionadas à capacitação no ambiente AVA e é latente a necessidade de formar profissionais da educação para o uso de tecnologias, para dar autonomia nas aulas remotas e quebrar as barreiras de “tecnofobia” dos professores diante dos recursos disponibilizados”.

“E o projeto alcançou suas metas mesmo diante de um plano de contingência educacional, é notório que nenhuma instituição educacional estava preparada tecnologicamente para este momento, sabendo das resistências relacionadas à tecnologia, as barreiras foram transpostas e o resultado é o reconhecimento por setores da comunidade acadêmica”, avalia a docente.

  • Ji-Paraná_-_Projeto1
  • Ji-Paraná_-_Projeto2
  • Ji-Paraná_-_Projeto3
  • Ji-Paraná_-_Projeto4
  • Ji-Paraná_-_Projeto5
  • Ji-Paraná_-_certificado_educa_week
  • educa_week
Fim do conteúdo da página