Turmas de cursos técnicos do Campus Ji-Paraná encerram semestre com apresentações teatrais

Publicado: Quarta, 07 de Julho de 2021, 17h30 | Última atualização em Quarta, 07 de Julho de 2021, 17h30 | Acessos: 51830

Campus Jipa Teatro 21

Estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Informática e Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, apresentaram durante o primeiro semestre de 2021 as propostas cênicas intituladas “Balburdias na Mitologia” e “SOS Atendimento de Psicologia”. As atividades fizeram parte da disciplina de Arte, ministrada pelo Professor Carlos Bosquê.

As apresentações, que ocorreram em ambiente virtual (Google Meet), integraram três turmas dos primeiros anos dos Cursos Técnicos em Química (A e B) e em Informática (A) em diferentes momentos. Segundo Bosquê, as atividades desenvolvidas promoveram a interação do conhecimento da disciplina de forma reflexiva. As personagens criadas para as cenas surgiram a partir do estudo das Artes Egípcia e Grega. “Os alunos apreciaram as intrigas criadas entre os deuses egípcios e gregos. Eles se organizaram e produziram ótimas cenas. Foi uma proposta para se conhecerem, expor mais a socialização típica de jovens, desafiar com as maquiagens em casa num tempo em que ficar em casa devido à covid-19 é muito importante”, comenta o docente.

Bosquê destaca ainda que “a arte como forma de cura através do teatro é muito importante, principalmente nos cursos integrados em que os primeiros anos se impactam com a quantidade de disciplinas, o que gera ansiedade, e o teatro vem com esta proposta de diminuir a evasão, aproximar e criar vínculos de amizade e superação”.

A aluna Kaemilli de Oliveira Fagundes, do 1° ano do curso técnico em Química B, conta que, mesmo interpretando uma personagem, pôde demonstrar em cena um pouco de quem ela é. “Eu pude deixar uma parte de mim, mesmo sendo outra pessoa em cena. A atividade também exigiu muito da nossa criatividade, eu tive que me pintar com as tintas que tinha em casa, tudo isso para interpretar a minha personagem que era uma deusa, e foi uma experiência muito legal. Essa proposta de atividade é muito importante e acho que deveria ser mais incentivada, porque além de contribuir para o nosso crescimento, ela aprimora os nossos níveis de socialização, melhora nossa fala, estimula a improvisação”, avalia.

Layra Fabia Barros de Abreu, do 1° ano do curso técnico em Química, fez parte da equipe que apresentou a cena “SOS Atendimento de Psicologia”. “Por ser no começo das aulas, foi muito importante para desenvolver o entrosamento entre os alunos, então interagimos bastante nesse período. Foi muito positivo para ver o alcance da criatividade dos alunos. Além do assunto que a gente abordou, que também foi muito importante de ser falado, em que comentamos sobre as doenças mentais que acontecem muito ultimamente, falamos sobre bullying e vários outros temas que são necessários de se falar. Foi muito legal fazer essa atividade que envolveu bastante gente, algo novo para mim, pois nunca tinha feito nada assim”, relata a adolescente.

Para Hilary Souza de Oliveira, do 1º ano B do curso técnico em Informática, participar do teatro foi uma experiência inovadora para ela e para os demais participantes.  “Essa experiência do teatro virtual fez com que a gente inovasse, mostrando que não há barreiras para fazer acontecer. Muitas vezes achamos que a atividade teria que ser realizada de forma presencial, que não daria certo fazer por videochamada, mas depois a gente se acalmava e via que tudo iria dar certo. Tudo isso ajudou a gente a ter que desenvolver a criatividade e também a responsabilidade em entregar um trabalho para que outras pessoas pudessem assistir”, comenta.

Amanda Rangel Marchiori, do 1º ano B do curso de Informática, destaca a movimentação gerada a partir da atividade proposta na disciplina. “Estávamos todos ali, cada um em sua casa, olhando para o computador, interpretando os nossos personagens. Rimos bastante no ensaio, discutimos como seria o roteiro, tivemos algumas discussões, coisa que é normal, porém o resultado foi uma grande obra e uma equipe mais unida. Foi muito interessante e até engraçado falar sobre a mitologia grega, pois podíamos entrar como personagens sendo deuses gregos, mas também egípcios e nórdicos, todos importantes, assim como o desenvolvimento das falas e gestos dessas personagens. Algo que vai ficar marcado em nossa história”, diz.

• Campus_Jipa_-_Teatro_1
  • Campus_Jipa_-_Teatro_10