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Napne de Ji-Paraná realiza Semana de Capacitação para monitores

Publicado: Segunda, 07 de Junho de 2021, 12h42 | Última atualização em Segunda, 07 de Junho de 2021, 12h42 | Acessos: 87666

 Treinamento monitores 2O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, realizou uma Semana de Capacitação para os Monitores. A atividade ocorreu entre os dias 18 e 25 de maio, com a participação dos monitores selecionados pelo Edital 1/2021/Reit-Proen/IFRO, de 14 de abril de 2021, que tem por objetivo a promoção da cooperação mútua entre discentes-docentes e discente-discente, por meio da mediação virtual aos estudantes com necessidades educacionais específicas, e em suas atividades de ensino, visando ao êxito do processo ensino-aprendizagem.

Durante a semana, as temáticas foram apresentadas aos monitores com a finalidade de que conhecessem mais sobre os estudantes que estariam auxiliando. A capacitação contou com a participação dos membros do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) e de convidados.

Segundo a Coordenadora, Alice Cristina de Souza, “os membros do Núcleo optaram por primeiramente apresentar aos monitores um pouco de cada especificidade atendida pelo campus, para que estes tivessem uma visão geral do trabalho que vem sendo realizado e ampliassem seus conhecimentos sobre a inclusão”.  

Outra ação paralela à capacitação foi a apresentação pelos tutores (membros do Napne) que irão acompanhar os monitores nas atividades. No dia 18/5, Alice Cristina e o Vice-Coordenador Carlos Bosquê apresentaram aos colaboradores a Resolução 35/Reit-Consup/IFRO, de 2 de junho de 2020, abordando o que é o Napne e quais as suas atribuições. Em seguida, foram discutidos os pontos do edital de seleção, especialmente o que tratava sobre a função a ser desempenhada pelo monitor e o comprometimento ético diante dos estudantes público-alvo da educação.

No dia 19/5, abordou-se a temática “O papel do monitor junto ao aluno com Baixa Visão”. A utilização da “Biblioteca Virtual pelo aluno com Baixa visão” foi explorada pela bibliotecária e secretária do Napne, Juliana Machado, que demonstrou aos monitores como estes poderiam utilizar esse recurso junto aos estudantes atendidos.

Quanto ao uso da biblioteca virtual, Juliana destaca que “dominar as ferramentas disponíveis na biblioteca virtual ‘Minha Biblioteca’ proporciona ao usuário maior facilidade ao navegar pela plataforma e otimiza seu tempo de estudos. Destaco as ferramentas "Zoom" e "Leitura em voz alta" que possibilitam maior conforto e auxílio aos usuários com baixa visão”.

Em continuidade, no dia 20/5, as Professoras Ednalva Rocha dos Santos Carvalho e Luciana Cristina Pereira exploraram “O papel do monitor junto ao aluno com Deficiência Intelectual”. Elas destacaram que o monitor deve sempre priorizar as potencialidades apresentadas pelo estudante com DI para que este obtenha sucesso em sua aprendizagem.

Sobre sua participação nesta ação, Ednalva descreve que “foi uma experiência maravilhosa poder participar do encontro de formação dos monitores, me encantei com o comprometimento de cada um e o interesse em conhecer as limitações dos colegas que irão acompanhar. Na oportunidade, pude passar um pouco do meu conhecimento sobre Deficiência Intelectual e dar algumas dicas sobre rotina, repetições de leituras, retomadas de atividades entre outros procedimentos que são eficazes no atendimento aos alunos com essa limitação. Eu me senti honrada em poder colaborar”.

A convite do Napne, o mestrando do Programa Programa de Pós-graduação em Educação Escolar – Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf/UNIR) Genival Gomes da Silva Júnior, que também é coordenador do Curso de Ciências Biológicas e Educação Física da UniSL Ji-Paraná – Afya Educacional, conduziu a Roda de Conversa “O papel do monitor junto ao aluno com Transtorno do Espectro Autista”.

Genival diz que “a roda de conversa proporcionou um momento de integração entre os alunos, mesmo que de forma virtual, já que eles deixam de olhar exclusivamente para o professor e passam a olhar para os colegas, o que incentiva o diálogo. E conversar sobre essa temática para mim é muito importante, pois faz parte do meu processo de ensino-aprendizagem, faz eu me sentir vivo”. Esse momento também contou com o apoio da tutora Ana Quiovetti do Nascimento, Pedagoga do campus.

Finalizando as ações da semana, o tema “Monitores e alunos: uma parceria de sucesso”, foi mediado pela servidora do IFRO e também Psicóloga Josefa Aparecida Andrade. Esse momento foi marcado pela presença dos monitores selecionados, alunos atendidos pelo Napne e pelas intérpretes de Libras que atuam no campus.

Durante a conversa, Josefa ressaltou a importância da motivação para o sucesso deste trabalho de monitoria. Ela destacou: “a necessidade do fortalecimento do trabalho entre pares, e da importância dessa relação de aprendizagem que se estabelece entre os alunos e seus monitores. Além de contribuir com a aprendizagem dos conteúdos sob uma nova perspectiva, no um a um, aprender entre pares promove o desenvolvimento de competências e habilidades como de comunicação, colaboração, relacionamento interpessoal, entre outras. Habilidades e competências essenciais à formação profissional e, principalmente, à formação cidadã”.

Convidadas a avaliar o desenvolvimento dessa ação, a monitora e estudante do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Vitória Rodrigues Leonardo, teceu a seguinte reflexão: “a semana de capacitação foi muito importante para todos os monitores adquirirem novos conhecimentos sobre as necessidades especiais dos alunos e quais ações devemos tomar para auxiliá-los no processo de aprendizagem. Um ensinamento muito valioso que aprendi graças essa semana foi que não só devemos lutar pela inclusão dos alunos no Instituto Federal, mas também defender essa causa não importando onde estivermos. A luta pela inclusão é de toda a sociedade, pois assim poderemos ter um mundo mais justo”.

 “A capacitação dos monitores é um passo extremamente importante para a inclusão e a integração dos nossos alunos atendidos pelo Napne. Foram trabalhados vários aspectos das deficiências, como serem abordadas, como desenvolver as atividades educacionais com este público, entre outros aspectos. Através deste trabalho, percebemos que há uma melhora significativa na aprendizagem dos nossos estudantes, inclusive com o planejamento e a organização da rotina de estudos”, avaliou a professora e tutora Luciana Pereira.

Para uma melhor interação, ao fim da última roda de conversa foi realizado um sorteio entre os participantes, visando dinamizar esse momento, os sorteados refletiam sobre a importância da parceria para que a monitoria alcance sucesso. Por segurança os brindes foram entregues nas casas dos ganhadores.

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