Campus Ji-Paraná realiza 1ª Reunião de Pais e Responsáveis Virtual do ano letivo de 2021

Publicado: Terça, 09 de Março de 2021, 10h38 | Última atualização em Terça, 09 de Março de 2021, 14h04 | Acessos: 134574

6Pais e responsáveis por alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, participaram de reunião no dia 2/3. O encontro foi realizado virtualmente pelo Google Meet e transmitido simultaneamente, pela Coordenação de Comunicação e Eventos (CCOM), no Facebook e no YouTube oficiais do Campus Ji-Paraná.

O público participante foi de pais e responsáveis pelos alunos dos Cursos Técnicos Integrados do Campus Ji-Paraná. Estiveram também presentes representantes da Direção-Geral, Diretoria de Ensino, Departamento de Apoio ao Ensino, Departamento de Assistência ao Educando, Coordenações de Curso e Coordenação de Comunicação e Eventos da unidade.

A reunião teve como objetivo: boas-vindas da Direção-Geral do campus e esclarecimento a respeito da modalidade de ensino – remota ou presencial; boas-vindas e informes gerais da Direção de Ensino; informes da Coordenação do Curso (incluindo organização das aulas remotas); informes da Coordenação de Assistência ao Educando (Caed); informes do Departamento de Apoio ao Ensino (Dape); e esclarecimento de dúvidas em geral.

Para a Diretora-Geral, Letícia Pivetta, “A realização da reunião de pais do Campus Ji-Paraná foi um evento importante para o campus, pois foi uma oportunidade para explicar aos pais os desafios do ano de 2021, ainda diante da situação de pandemia. Chamá-los a contribuir com os estudos dos filhos, no sentido de acompanhar se os alunos estão frequentando o ambiente virtual e realizando as atividades propostas, bem como para saber se os alunos estão com alguma dificuldade, para que possamos realizar intervenções necessárias de modo a auxiliar para que todos possam obter resultados satisfatórios. Também apresentamos aos pais um breve resumo do orçamento realizado em 2020, informando sobre os investimentos realizados no campus”.

Conforme a Pedagoga Orientadora da Caed/Ji-Paraná, Sônia Carla Gravena, “nesse momento de tantas transformações, orientar os pais sobre a proposta da escola e sobre a organização do ensino é um passo importante para o sucesso escolar dos estudantes. Na reunião, além de informações, fizemos orientações e sugestões de como os pais podem acompanhar seus filhos nesse período de ensino remoto”.

Das falas feitas durante a reunião no chat do YouTube, Cristhiane Machado disse: “​Achei bem melhor o sistema modular, vai diminuir o tanto de trabalho ao mesmo tempo”. Nas palavras de Helen Maciel: “Essa organização modular demonstra a organização do IFRO. Parabéns!”. A internauta Vânia RO Teixeira comentou: “Eu acho que para o momento o modular é o melhor. Parabéns aos profissionais que tanto lutam para dar o melhor de si para minha filha. Obrigada”.

Outro comentário foi de Katia Silva de Jesus Dias: “gostaria de parabenizar por estar mantendo as atividades e estar na frente de outras instituições”. Já Daniel Pereira Guimarães​ falou: “Parabéns aos gestores do IFRO pelas decisões inteligentes que têm sido tomadas durante toda a pandemia”.

A reunião foi realizada pela equipe gestora do IFRO Campus Ji-Paraná. O objetivo era de esclarecer as dúvidas e informar aos pais e responsáveis dos cursos técnicos sobre o ensino remoto, conforme fala que foi feita pela Diretora-Geral. Já a Direção de Ensino explicou aos pais sobre o ensino modular que será adotado pelo campus neste semestre. As Coordenações de curso fizeram informes geral e colocaram-se à disposição dos pais e responsáveis.

Durante a fala da Caed, foram apresentados os servidores do setor. A Psicóloga Magda Tatagiba fez orientações aos pais em relação à observação dos filhos e à necessidade acompanhamento psicológico. Já a pedagoga do setor orientou os pais e responsáveis para auxiliarem os alunos neste momento de pandemia, orientou sobre a organização da rotina de estudos e horários, além das datas de execução das atividades avaliativas.

A Coordenação de Biblioteca abordou o empréstimo de livros e os cuidados necessários. E o Dape apresentou os servidores do setor, fez informes gerais e colocou-se à disposição dos pais e responsáveis. As dúvidas e esclarecimentos que surgiram foram respondidos por servidores da equipe de ensino e da Caed, via chat e ainda durante a fala da Diretora de Ensino, Andréia Mendonça.