Campus Ji-Paraná recebe palestra que debate aplicativo de detecção de queimadas e incêndios florestais

Publicado: Terça, 10 de Novembro de 2020, 15h29 | Última atualização em Terça, 10 de Novembro de 2020, 15h44 | Acessos: 108640

Campus Ji Paraná Palestra 4

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, promoveu no dia 3 de novembro, a palestra “Guardiões da Amazônia: conhecendo as ideias e conceitos da plataforma”. Participaram as turmas do 2º e 4º período do Curso de Engenharia Florestal e mais público interessado no tema.

Ministrado por José Mário Fraga Miranda, analista de tecnologia militar do Exército Brasileiro, a apresentação foi sobre o Aplicativo Guardiões, que é do Exército, 17ª Brigada de Infraestrutura e Selva, Conselho Nacional da Amazônia Legal e  Operação Verde Brasil 2. O objetivo foi de mostrar novas tecnologias que estão sendo utilizadas para auxiliar a detecção de queimadas e incêndios florestais, e consequentemente ajudar na prevenção e combate destes.

Desenvolvido em Rondônia, a cidade de Ji-Paraná foi a primeira a participar dos testes do aplicativo. Os acadêmicos do 5º período de Engenharia Florestal do IFRO Campus Ji-Paraná participaram da validação do sistema em junho de 2020, quando foi lançado. Hoje praticamente todos os órgãos ambientais e bombeiros do estado fazem uso do aplicativo para monitoramento e fiscalização do meio ambiente, através das denúncias de queimadas, desmatamentos, garimpos e, em breve, o aplicativo trará informações sobre alagamentos.

No IFRO, os professores Lorena de Souza Tavares Bressiani (engenheira florestal) e  Gleison Guardia (matemático) coordenam dois projetos em parceria com o Guardiões da Amazônia. Um projeto de pesquisa denomina-se “Monitoramento dos registros de queimadas urbanas em Ji-Paraná-RO: Um estudo do aplicativo Guardiões da Amazônia”.  Já o projeto integrador chama-se “Monitoramento dos registros de enchentes em Ji-Paraná/RO: um estudo do aplicativo Guardiões da Amazônia”.

No depoimento de Erika Lise Buffon da Silva, do 4º período de Engenharia Florestal, está a consideração da relevância da ação. “Ter esse contato com pessoas que estão a frente de projetos como o Guardiões da Amazônia é extremamente importante para nós enquanto acadêmicos de Engenharia Florestal, uma vez que, nos aproxima da realidade da profissão, dos desafios e nos estimula a buscar alternativas para solucionar questões do meio florestal. Por meio da palestra pude entender como o aplicativo funciona e como ele tem sido importante no combate dos focos de incêndios, do desmatamento e na identificação de garimpos. Ver a dedicação dos profissionais do nosso estado, e de outros, com as questões ambientais/florestais é motivador”, declarou.

O acadêmico Wanderson Pereira, também do 4º período de Engenharia Florestal concorda com a importância de ter conhecido mais sobre o Guardiões da Amazônia. “Gostei bastante da palestra. Sempre é bom ter contato com pessoas de fora para trocar experiências”, relatou.

• Campus_Ji-Paraná_-_Palestra_1
  • Campus_Ji-Paraná_-_Palestra_15