Campus Ji-Paraná realiza palestras sobre queimadas e meio ambiente

Publicado: Quinta, 29 de Outubro de 2020, 17h41 | Última atualização em Quinta, 29 de Outubro de 2020, 17h49 | Acessos: 86063

Campus Ji Paraná Palestra 6

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, discutiu o tema queimadas nesta semana para a disciplina de Incêndios do Curso de Engenharia Florestal. E no próximo dia 3 uma nova palestra abordará o assunto, e terá a presença do desenvolvedor do aplicativo Guardiões da Amazônia, o servidor do Exército Brasileiro José Mário Fraga Miranda. Mais duas palestras estão agendadas para os dias 6 e 13/11, envolvendo a disciplina de Entomologia Florestal.

No dia 27/10/2020, o título da palestra foi “Queimadas Urbanas: O que dispõe a legislação municipal de Ji-Paraná?”, com o Coordenador de Educação Ambiental da Semeia (Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ji-Paraná), o Biólogo André Pereira de Oliveira. O público foram alunos do 2º e 4º período de Engenharia Florestal do IFRO Campus Ji-Paraná.

Segundo a Professora Lorena de Souza Tavares Bressiani, “tivemos pessoas de fora do IFRO e ex-alunos do Técnico em Florestas, alguns que cursam Engenharia Florestal em universidades federais de outros estados, e de outros cursos também”. O objetivo da ação é de informar sobre as leis existentes, as penalidades, as atividades realizadas e órgãos responsáveis pela fiscalização de queimadas urbanas. E serviu para a disciplina de Incêndios Florestais.

Para a disciplina de Entomologia Florestal, no dia 6/11 ocorrerá a palestra “Ordens de importância florestal: características e identificação”, com a Professora do IFRO Campus Colorado do Oeste, Aline Nascimento; e em 13/11, o debate será sobre “Métodos de Controle de Insetos-Pragas”, com a ex-aluna do curso Técnico em Florestas do Campus Ji-Paraná e hoje Engenheira Agrônoma, Ramaiany Cremer.

Guardiões da Amazônia

O Campus Ji-Paraná participou da parceria para implantação do aplicativo Guardiões da Amazônia, junto com a Semeia, o Exército/17ª Brigada de Infantaria de Selva e o Corpo de Bombeiros de Ji-Paraná. O APP foi desenvolvido objetivando a proteção da região Amazônica no tocante a ilícitos ambientais, fornecendo uma ferramenta para que a sociedade possa fazer denúncias dos desmandos mais comuns e danosos ao meio ambiente que são praticados na região. Mais informações podem ser encontradas nesta matéria AQUI.

• Campus_Ji-Paraná_-_Palestra_10
  • Campus_Ji-Paraná_-_Palestra_12