Vídeo com dicas de como aprender com aulas remotas é produzido em projeto do Campus Ji-Paraná

Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2020, 09h41 | Última atualização em Quinta, 22 de Outubro de 2020, 09h41 | Acessos: 84799

Vídeo projeto Ji ParanáJá está disponível para visualização um vídeo com dicas de como aprender com as aulas remotas, produzido por um aluno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná. O vídeo é produto do Projeto de Mediação Virtual, promovido pela Pró-Reitoria de Ensino, através do Edital nº 3/2020/REIT – Proen/IFRO, de 22 de Julho de 2020, e pode ajudar alunos de qualquer curso do IFRO durante o período de isolamento social. O tutorial pode ser visto no seguinte link: https://youtu.be/qbu62FNxq7I

O projeto, que teve início em setembro e segue até janeiro de 2021, é coordenado pelo professor de Informática, Danilo Pereira Escudero, e conta com o aluno bolsista do 1° ano de Informática, Pedro Felipe Oliveira Brito. Reuniões periódicas com o orientador; criação de folders, formulário do Google Forms, e artes gráficas relacionadas aos projetos; gravação e edição vídeos; postagem de vídeos no canal do YouTube do projeto; e atendimento a alunos com dúvidas compõem as atividades desenvolvidas no projeto, que pretende produzir material audiovisual sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a acessibilidade e o próprio YouTube. “Produziremos um vídeo também com o tema ‘Por que estudar no IFRO?’”, destaca o docente.

Para definir o vídeo como suporte de aprendizagem, Danilo conta que a escolha foi realizada em acordo com o estudante bolsista. “Tanto eu quanto o aluno já tínhamos experiência com vídeos e concluímos que o alcance é maior nessa modalidade de conteúdo”, informa, acrescentando que trabalhar com a produção de vídeos junto a jovens proporciona aos mesmos “[...] o desenvolvimento de habilidades comunicativas e autonomia na pesquisa para a aquisição de conhecimento. Além disso, trabalhar com vídeos dá mais dinamicidade ao tema abordado”.

Para chegar ao tema “Como aprender com aulas remotas”, Danilo aponta a dificuldade dos alunos em se organizarem para a realização de atividades não presenciais. “Como quase todos os alunos nunca tinham feito um curso a distância anteriormente, muitos alunos ficavam com atividades acumuladas para o final dos prazos. O aluno bolsista também já viu muitas reclamações de seus colegas a respeito de não estar conseguindo se adequar à nova realidade”, comenta.

Outros vídeos já foram produzidos através do projeto e podem ser acessados através do canal “Apoio On-line”, em que são postados os conteúdos: https://www.youtube.com/channel/UCW-LD9jgR12IMqdIPLpL3wA. “Os próximos passos são gravar e postar novos vídeos. O aluno também continuará resolvendo dúvidas relacionadas a conteúdos que chegam a ele”, acrescenta o professor Danilo.

Além da produção dos vídeos e postagem, o aluno bolsista tira dúvidas de alunos do 1° ano do Curso Técnico em Informática de qualquer campus do IFRO que podem entrar em contato por meio do link https://docs.google.com/forms/d/1Q1_uw3PH3vBN2N2Gs3u_6VcZsbiLJVvY0uA_kyUqYTQ/edit?usp=drivesdk para resolver dúvidas de conteúdos que não compreenderam durante as aulas remotas. “O aluno tem muito potencial e ver o seu progresso tem sido muito gratificante”, complementa Danilo.

Para Pedro Felipe, participar do projeto tem sido “[...] uma experiência incrível! No início foi um pouco desafiador, desde o planejamento até a execução, mas com o passar dos dias fui ganhando experiência e as atividades previstas foram sendo realizadas com mais agilidade e qualidade”.

O estudante afirma que seu sonho é ser professor “[...] e na realização do projeto pude ver o quanto é incrível essa profissão. O atendimento aos estudantes, a gravação das aulas, a comemoração de mais uma atividade realizada com sucesso, tudo isso me fez muito feliz e motivado nessa jornada de aprendizado”.

O aluno de Informática conta que já havia trabalhado com a produção de vídeos. “Desde pequeno sou encantado pela tecnologia. Descobri que os vídeos são uma forma incrível de alcançar as pessoas. Criei um canal no YouTube para postar alguns vídeos, e, apesar de o canal ‘Pedro Falando’ ter sido descontinuado, o aprendizado que tive com ele na produção dos vídeos me serve até hoje”, destaca.

Quando questionado sobre o que de mais importante aprende com o projeto e que pode aplicar em seu cotidiano o jovem responde: “O mais importante aprendizado que tive com o projeto, foi que, ao sair da nossa ‘zona de conforto’, mesmo que seja desafiador, vemos que somos capazes de fazer qualquer coisa, só precisamos acreditar e seguir confiante de que vamos conseguir!”.