Grupo de estudos do Campus Ji-Paraná promove mesa-redonda para debate sobre a linguagem na formação do sujeito

Publicado: Quarta, 02 de Setembro de 2020, 09h52 | Última atualização em Quarta, 02 de Setembro de 2020, 09h52 | Acessos: 20472

Mesa Redonda1O Campus Ji-Paraná, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), organizou através do Grupo de Estudos em Leitura, Linguagens e Identidade Cultural (GELLIC) uma mesa-redonda com o objetivo de discutir a temática: “A linguagem na formação do sujeito”. O evento faz parte das atividades que o grupo tem desenvolvido na instituição e contou com a presença de participantes de todas as regiões do país.

A mesa-redonda reuniu professores, acadêmicos, pesquisadores das áreas de educação e linguagens e outros profissionais de áreas afins. As discussões foram realizadas pelos professores do IFRO Geraldo Castro Cotinguiba, Moisés José Rosa e Mônica Apolinário, como mediadora, além da participação da professora da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Marília Pimentel Cotinguiba.

“Tendo como ponto de partida e, ao mesmo tempo, de chegada o sujeito, foi possível evidenciar a importância dos estudos linguísticos para a formação de uma sociedade e, sobretudo, da educação e do ensino de língua materna e não materna em diferentes contextos”, ressaltou a professora Marília.

O evento também contou com a participação da professora da rede estadual de ensino, Eliane Ricarte, que enalteceu a experiência proporcionada pelo IFRO. “Eu, enquanto professora da rede estadual de ensino, atuante na área de linguagens, fiquei muito agradecida em poder participar de um debate tão importante e enriquecedor acerca da linguagem”. Para a professora da educação infantil, Rosilene dos Santos Moreira, as discussões da mesa-redonda foram muito proveitosas. “Na prática da sala de aula, convivo com várias formas de linguagens. As crianças estão em um processo de formação e entender mais sobre essa temática ajuda a trabalhar com as peculiaridades de cada sujeito”, destacou a docente.

A coordenadora do evento, Dioneia Foschiani Helbel, destacou que a mesa-redonda atingiu suas expectativas e possibilitou que novos debates fossem promovidos. “O grupo está programando outros eventos a serem realizados a fim de promover discussões no campo da linguagem aliada a práxis docente da Educação Básica e à formação acadêmica de novos profissionais da educação”. Ainda segundo ela, o formato remoto permitiu a troca de experiências com pesquisadores e docentes das diversas regiões do país, enriquecendo ainda mais as reflexões da importância da linguagem na formação do sujeito.