Campus Ji-Paraná faz a recepção dos acadêmicos de Análise e Desenvolvimento de Sistema no retorno às aulas

Publicado: Quarta, 19 de Agosto de 2020, 14h20 | Última atualização em Quarta, 19 de Agosto de 2020, 14h22 | Acessos: 878

Recepção ADS em Ji Paraná 2A covid-19 transformou a rotina escolar e as nossas vidas. Os profissionais da educação estão se reinventando para essas mudanças e para as que ainda vêm por aí. Precisamos trabalhar essa nova realidade aprendendo um pouco a cada etapa, crescendo e nos tornando mais fortes devido ao coronavírus. Assim foi a acolhida da turma do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná.

Segundo a Diretora de Ensino do Campus Ji-Paraná, Andreia Mendonça dos Santos Lima, “foi com grande satisfação que recebemos nossos alunos para o início desse segundo semestre letivo. As aulas continuarão de forma remota para a segurança de todos. Mas toda a equipe do IFRO se preparou e planejou o semestre com carinho. Ver nossos alunos continuando os estudos nos traz o sentimento de alegria, pois isso significa que estão sendo resilientes ao momento e não desistiram no meio do caminho. Desejamos a todos bons estudos e estamos à disposição para colaborar com os que encontrarem dificuldades nesta jornada remota”.

Visando contribuir com o desenvolvimento e a formação humana integral dos acadêmicos, no evento on-line realizado na segunda-feira (17/08) foram abordados conteúdos relacionados à organização da rotina escolar, reflexão e compreensão crítica da realidade social, dos direitos sociais e a promoção da saúde física e mental. Além disso, foi apresentado o formato modular para a execução das disciplinas e sanadas outras dúvidas.

O Coordenador de Assistência ao Educando (CAED), Juliano Vilian Cencin, explicou: “A recepção dos alunos de ADS foi um momento de orientar sobre o andamento do segundo semestre e esclarecer dúvidas. Eu vejo que o novo formato modular pode trazer novos desafios como a readequação da rotina de estudos e a exigência de maior autonomia dos estudantes, mas também traz uma melhor organização das disciplinas para que o aluno tenha controle sobre a quantidade de conteúdo, com a diminuição de disciplinas por semestre e disposição do material no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), de modo que o estudante poderá avançar na disciplina conforme desenvolve seu aprendizado”.

Conforme a Diretora-Geral do Campus Ji-Paraná, Leticia Carvalho Pivetta, “receber nossos alunos com atenção e acolhimento especial é uma tarefa cumprida com gentileza e alegria pela equipe da CAED. Ontem foi a vez dos alunos de ADS e todos foram recepcionados pelas equipes do ensino, como parte integrante do projeto I Conexão Aluno: #conectando escola e vida. Na oportunidade, também houve esclarecimentos sobre a nova metodologia adotada para o semestre 2020/2, a modular. Tal metodologia é amplamente utilizada nos cursos EaD, em que as disciplinas de um semestre são organizadas em módulos. O aluno faz um módulo a cada vez. Essa organização permite um melhor aproveitamento, pois o aluno pode se concentrar em um número menor de temas a cada período do tempo. Parabéns aos professores e alunos de ADS pela correta e adequada opção pelo ensino modular, levando em conta o momento em que vivemos”.

O acadêmico Aldo José Ribeiro Junior diz que “foi de extrema importância a recepção dos alunos do curso de ADS realizada pelos professores e servidores do IFRO Campus Ji-Paraná. Questões importantes foram abordadas com o objetivo de nos instruir a termos um maior aproveitamento no semestre letivo. Para os alunos que estão iniciando sua vida acadêmica na instituição foi uma oportunidade de tirar dúvidas e também conhecer os demais discentes do curso, ocorrendo uma boa integração”.

O Coordenador do Curso, Reinaldo Lima Pereira, aborda o trabalho dos setores visando acolher e planejar as atividades do segundo semestre no Campus Ji-Paraná. “Foi realizada a acolhida dos alunos de ADS, em que a CAED, DAPE, DE e DG participaram trazendo para os alunos mensagens de apoio e motivação. Na ocasião, tanto a CAED como a coordenação falaram da importância de o aluno fazer a gestão da sua vida acadêmica, para fins de ter bons êxitos ao final do semestre. Também apresentamos as datas e os cronogramas para que os alunos pudessem fazer seus requerimentos. No entanto, a grande novidade foi a apresentação da modalidade modular, algo que tem empolgado tanto os alunos quanto os professores. Acreditamos que vamos ter sucesso nesta nova jornada”.

A Professora Albanita Buarque de Souza comentou sobre a modalidade modular adotada para o segundo semestre. “Por já ter experiência com a modalidade modular no ensino básico, não vejo nenhuma dificuldade em trabalhar com a mesma modalidade na graduação. É de fácil manuseio o instrumental, tanto para o aluno quanto o professor. A modalidade adapta-se perfeitamente às aulas remotas e auxilia o aluno a organizar seu tempo de estudo e a realizar suas tarefas. O desafio é fazer com que o aluno pesquise e estude com mais afinco, pois a aquisição dos conhecimentos dependerá exclusivamente do esforço e do interesse dele mesmo em acompanhar o professor, de forma remota, e sanar as dúvidas que surgirem”, finaliza a docente.

• Recepção_ADS_em_Ji-Paraná
  • Recepção_ADS_em_Ji-Paraná_1