Campus Ji-Paraná tem representante em evento de informática do Maranhão

Publicado: Terça, 21 de Julho de 2020, 17h00 | Última atualização em Terça, 21 de Julho de 2020, 17h20 | Acessos: 623

Evento MaranhãoO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, contribuiu na 8ª Jornada Informática do Maranhão (eJIM), organizada pelo Departamento de Informática (DEINF), pela Coordenação do Bacharelado em Engenharia da Computação (EngComp) e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A Professora Ilma Rodrigues de Souza Fausto participou de uma mesa-redonda sobre o Ensino a Distância Mediado por Computação no evento, dia 29 de julho. Realizado há mais de 12 anos, a Jornada Informática do Maranhão ocorreu em 2020 entre os meses de junho e julho e pela primeira vez de forma totalmente remota. As transmissões aconteceram na plataforma do Discord, como meio principal, e nas redes sociais Instagram e Youtube.

O evento de caráter acadêmico e técnico-científico tem o objetivo de propiciar um espaço de intercâmbio entre os diversos setores da Informática, e foi aberto neste ano pelo Reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho. As atividades que compõem o evento são palestras, minicursos, apresentações de resumos e outras.

Segundo a Professora Ilma, a mesa-redonda discutiu propostas importantes sobre o ensino a distância mediado por computador diante do cenário do novo normal. “Nos readequamos para esse momento remoto. Tanto os professores quanto os alunos vivem a educação 5.0 de forma distinta, ou seja, não basta só receber uma enxurrada de informações, os alunos precisam saber fazer a gestão delas para transformá-las em conhecimento”, expõe.

Ainda segundo a docente do Campus Ji-Paraná, os professores vivem a educação 5.0 entendendo a gestão do conhecimento e definindo o melhor processo para evitar o infoglut, que é a sobrecarga de informações. “Foram discutidas perspectivas de inovação em educação com o uso das TIC na educação. A palestra está organizada ao longo dos quais é desenvolvida a temática da inovação em educação a partir da reflexão sobre os conceitos, os modelos e as práticas de mudança e inovação nos cenários emergentes da educação na sociedade digital”, explicou.

• Evento_Maranhão
  • Evento_Marannhão_-_Jipa1