Gestão e Cultura Maker são temas de live promovida pelo Campus Ji-Paraná

Publicado: Segunda, 13 de Julho de 2020, 18h45 | Última atualização em Segunda, 13 de Julho de 2020, 18h48 | Acessos: 677

Campus Ji Paraná Gestão e Cultura Maker 3Na última quinta-feira (02), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, através da sua Incubadora de Empresas, promoveu mais uma live (transmissão ao vivo pela internet) do projeto "Educação Empreendedora em tempos de COVID-19". A palestra intitulada “A Gestão e a Cultura Maker na TI: inovações do It Yourself” foi ministrada pela professora da unidade Ilma Rodrigues de Souza Fausto.

A live também contou com a colaboração dos profissionais Renata dos Santos Luz e Euler Renan Salles do Carmo e teve mais de duas horas de duração. A transmissão foi promovida através da plataforma Google Meet. Na palestra ocorreu uma visita guiada a um laboratório maker com oficina de ações de criação, o "pensar fora da caixa". “Imagine uma geração inteira de crianças aprendendo os preceitos do Movimento Maker desde muito novas nas escolas. O pensar com proatividade. Propostas de criação dentro do conceito ‘Do It Yourself’ ou como o conhecemos ‘faça você mesmo’, explicou Ilma.

A professora também acrescentou que “[...] Por meio de brincadeiras, jogos de desafio e robótica, por exemplo, eles vão em busca de respostas para problemas que, mais tarde, vão ser úteis para o seu futuro. Leonardo Da Vinci, por exemplo, desenvolveu o paraquedas, que só foi ‘lançado’, efetivamente, mais de três séculos depois pelo francês Jean-Pierre Blanchard. Agora, com toda a tecnologia ao nosso dispor, qualquer um pode ser Da Vinci e foi isso, justamente, que a Cultura Maker proporcionou”.

Sobre a instalação de centros tecnológicos nos campi do IFRO, Ilma diz que o valor que os mesmos “[...] irão agregar ao ensino é grandioso. Como em uma sessão de coaching, é preciso deixar as crenças limitantes de lado e começar a colocar a mão na massa, produzir. A Cultura Maker se juntou para o enfrentamento da pandemia na confecção de máscaras [faces shields]. A proposta é trazer a comunidade para participar da rotina produtiva e dar opiniões sobre os serviços e as produções que serão lançadas pelos alunos! Entendemos que Movimento Maker já migrou para diversos setores da sociedade e um deles, talvez o principal, seja o ramo educacional, e, diante da pandemia, o crescimento foi exponencial. No lugar da feira de ciências hoje temos o Espaço Maker! E o IFRO está dentro desse movimento”, completa a palestrante.

• Campus_Ji-Paraná_-_Gestão_e_Cultura_Maker_1
  • Campus_Ji-Paraná_-_Gestão_e_Cultura_Maker_2