Campus Ji-Paraná confecciona protetores faciais para profissionais da saúde

Publicado: Sexta, 12 de Junho de 2020, 18h31 | Última atualização em Sexta, 12 de Junho de 2020, 18h43 | Acessos: 40384

Campus Ji Paraná Protetores Faciais 10

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, diante da pandemia da covid-19, colabora atendendo a demanda oriunda da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU/RO) de confecção de protetores faciais para profissionais da saúde, conforme a resolução RDC nº 356, de 23.03.2020. Até o momento, foram entregues 265 equipamentos que atuam na proteção contra gotículas e aerossol. Já foram atendidos a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa/RO), a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia, o Campus Avançado São Miguel do Guaporé do IFRO, a Cooperativa de Catadores (COOCAMARJI) e a Casa de Saúde Indígena de Ji-Paraná (CASAI).

Segundo a coordenação do projeto, a manufatura aditiva pode ajudar a superar rapidamente os desafios da cadeia de abastecimento, diante das paralisações e das interrupções no transporte global. Devido à quarentena e ao fechamento prolongado de fábricas, comércio e outros segmentos da atividade econômica, incluindo o isolamento de várias regiões, a pandemia da covid-19 já tem causado impacto negativo e escassez nas cadeias de suprimentos e estoques médicos, incluindo os protetores faciais. Nesse cenário, a impressão 3D tem se tornado uma solução paliativa e rápida para suprir a falta de máscaras protetoras nos hospitais.

A Diretora-Geral do Campus, Letícia Carvalho Pivetta, destaca que para o IFRO é muito importante colaborar na preservação da saúde de categorias que, mesmo em tempos de pandemia, continuam atendendo e colaborando com a sociedade. “A Fhemeron, mantendo os procedimentos para doação de sangue e a Coocarmaji, atuando na preservação do meio ambiente, pela coleta e reciclagem do lixo produzido pela sociedade. Também a CASAI que atua junto à saúde indígena, pois são povos que historicamente vêm sendo dizimados por doenças transmitidas por não indígenas e neste momento precisam de atenção especial”, comenta.

O Professor Clayton Ferraz Andrade, que integra as ações desenvolvidas pelo campus no combate à covid-19, reforça dizendo que “[...] Estamos criando e montando máscara faciais para ajudar a proteger as pessoas da área da saúde e aqueles que estão auxiliando, evitando que os profissionais da linha de frente sejam contaminados, fazendo que o número de pessoas com o vírus não aumente. Com a ajuda deste projeto, estou aprendendo várias coisas novas, principalmente a manusear as impressoras 3D. Além disso, a convivência com professores e uma aluna do ensino superior está me ensinado muitas coisas. Os meus dias com este projeto estão se tornando mais úteis, pois só de saber que estou ajudando centenas de pessoas já me deixa muito honrado”, relata.

O projeto também conta com o auxílio de alunos, como é o caso do Wallyson Gabriel Caetano Santos. “Com o projeto de confecção de protetores faciais tenho a oportunidade de ajudar e aprender. Ajudamos, pois entregamos aos profissionais de saúde, segurança pública e coleta de sangue uma proteção para eles, uma vez que estão na linha de frente do combate à pandemia. Mas também tenho aprendido muito sobre o processo de fabricação utilizando impressoras 3D. No início do projeto, produzimos cerca de cinco a 10 suportes de máscaras por dia. Já hoje, produzimos até 28 em um único dia. O aumento na produção foi graças à pesquisa e testes das máquinas e técnicas corretas da utilização. Assim, creio que o IFRO tem desempenhado o seu papel de formar cidadãos que mudam a sua realidade local. Também agradeço a todos os nossos parceiros, sejam alunos, servidores do IFRO e empresas que estão nos auxiliando”, comenta.

Sobre os protetores faciais

Os protetores faciais têm um projeto bem simples, com uma armação feita em impressora 3D, uma viseira feita com lâmina de plástico transparente e uma fita elástica para fixação. As impressoras 3D FDM já são muito populares hoje e os outros materiais são de baixo custo e costumam ser fáceis de encontrar também. Além disso, uma cortadora laser também pode ajudar a acelerar e facilitar o processo de montagem. Já são vários os projetos disponíveis para download na internet, todos opensource (livres de patente), desenvolvidos e disponibilizados gratuitamente pela comunidade.

• Campus_Ji-Paraná_-_Protetores_Faciais_10
  • Campus_Ji-Paraná_-_Protetores_Faciais_12