Estudantes realizam novas ações no Projeto de Ensino “IFRO Colorado faz história na ONHB”

Publicado: Quinta, 25 de Mai de 2023, 17h58 | Última atualização em Quinta, 25 de Mai de 2023, 17h58 | Acessos: 61948

Fase Equipe Guardiões do Forte da esq p dir João Vytor Eduarda Elis Lucas WernerNovas ações no Projeto de Ensino “IFRO Colorado faz história na ONHB” são realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste. Agora eles estão realizando a terceira fase da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), etapa que se encerra neste sábado, 27/5.

Segundo a Professora de História, Marciane de Souza, “o projeto de ensino do Campus Colorado do Oeste vem fazendo história na ONHB. Nesta 15º edição, as 11 equipes do campus continuam firmes na fase 3, juntamente com mais 19,4 mil equipes de todo Brasil”.

“Iniciamos disputando com mais de 30 mil equipes do Brasil, estar na terceira fase já é uma conquista e sabemos que temos um caminho árduo, pois são seis fases on-line. Porém, acreditamos que chegaremos com um número expressivo de equipes para a grande fase final que acontece na Unicamp, em Campinas (SP)”, acrescenta a docente orientadora.

Da equipe Guardiões do Forte, o estudante João Vytor Almeida Costa relata que, das questões vistas nestas três fases, considerou muito relevante a questão 14 da fase 2. A questão trazia a letra da música “A cidade”, da banda Nação Zumbi. “Quando paramos para analisar e prestar atenção na letra, logo encontramos diversas críticas sociais, das quais refletem as contradições que enfrentamos em nossa sociedade hoje, isso me fez entender que de 1994 para cá os problemas continuam os mesmos”, analisa o aluno.

Participar da ONHB promove nas/os estudantes as conexões dos saberes apreendidos na escola e na vida e com isso a compreensão do todo e de seu papel neste espaço social. “Identificamos que os movimentos contraculturais utilizavam a linguagem artística como forma de protestar contra as mazelas enfrentadas pelo povo, a exploração do trabalho, desigualdade social além da disputa socioeconômica no ambiente urbano. Isso me fez refletir sobre algo que Marx escreveu há muito tempo: ‘A história da humanidade é a história da luta de classes’. Acredito que todas as disputas socioeconômicas que geram tantas contradições em nossa sociedade, estão diretamente ligadas aos interesses antagônicos de duas classes sociais distintas, os operários e burgueses”, finaliza João Vytor.

O Campus Colorado do Oeste segue na disputa com suas 11 equipes. A 15ª ONHB encerra suas 6 fases de forma on-line, em 17/06. Nesta data, sai o resultado das equipes classificadas para a grande final presencial, a ser realizada em 26 de agosto de 2023.

Os estudantes iniciaram a competição no início do mês. Relembre nesta matéria aqui.

• Fase_-_Equipe-Guardiões-do-Forte-da-esq-p-dir-João-Vytor-Eduarda-Elis-Lucas-Werner
  • fase-3-15ONHB-equipes-na-orientação-1
  • fase-3-15ONHB-mapa-com-total-de-equipes-por-estado