Curso de Libras está formando alunos do ensino médio e graduação no Campus Colorado do Oeste

Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2022, 14h05 | Última atualização em Quarta, 08 de Junho de 2022, 14h05 | Acessos: 48858

libras curso colorado 2022 002O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, iniciou o Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) no dia 11 do mês passado. O curso é realizado de forma híbrida, com aulas on-line duas vezes na semana e aulas presenciais de 15 em 15 dias. Participam 30 estudantes do ensino médio, da Licenciatura em Ciência Biológicas, da Gestão Ambiental, da Agronomia e da Zootecnia.

O tutor do Campus Colorado é o Professor e membro do Napne (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas), Jefferson Aristiano Vargas. A iniciativa é uma ação conjunta da Coordenação Educação Inclusiva (CEI/Proen/IFRO), Direção de Ensino (DE/Colorado) e Coordenação do Napne/Colorado. Outras unidades também aderiram e realizam cursos por meio do Programa Librif_ro 2022, institucionalizado no IFRO e que objetiva suprir as demandas por cursos/acessibilidade linguística em Libras e a falta de profissionais capacitados para ministração das aulas.

“Trabalhar como professor no Librif está sendo um momento único, é muito bom ver o entusiasmo dos alunos em aprender a Língua de Sinais. Acredito que através do Librif poderemos, além de aprender Libras e divulgar, contribuir com a inclusão das pessoas surdas”, diz Jefferson.

“Somos promotores de inclusão e o Librif e o Napne contribuem diretamente para quebrar um pouco das barreiras que existem entre os ouvintes e os surdos. Contribuir para essa quebra de barreira é muito gratificante, promover a inclusão é necessário em todos os ambientes de formação. Temos alunos de diversos cursos no Librif, alunos do ensino médio, da Licenciatura em Ciência Biológicas, da Gestão Ambiental, da Agronomia e da Zootecnia, é muito bom ver pessoas de outras áreas interessadas em aprender Libras”, resume o docente.

A aula inaugural no Campus Colorado do Oeste ocorreu na tarde do dia 11/5/2022, com a participação do Diretor-Geral Marcos Anequine, da Diretora de Ensino Giselly Oliveira e, representando a Coordenação do Napne, o membro João Gouveia Coelho. Neste primeiro mês de aulas, os alunos estão já viram o alfabeto manual e sua aplicação, números e sua aplicação, aspectos da história dos surdos e Libras, entre outros temas.

Estudante do Curso Licenciatura em Ciências Biológicas no IFRO Campus Colorado, Tania Helena Moreira Amorim, de 56 anos, diz: “minha felicidade em estar participando do Librif, não tenho como mensurar. Eu que gosto muito da palavra inclusão, desde muito tempo sinto necessidade e devo confessar curiosidade em entender esse mundo tão fascinante da Libras, manter um diálogo de trocas com pessoas diferentes na sua comunicação e na sua forma única de expressar-se”.

A acadêmica completa que “quando eu soube desse projeto, pensei que eu quero aprender a ‘ouvir e falar’ com essas pessoas. Quero entrar no mundo delas e levar de mim para eles e trazê-los para minha vida. No meu coração, somente um sentimento de gratidão profunda por essa oportunidade e, o melhor de tudo, só gente jovem na frente desse projeto abençoado”. Para finalizar, Tania explica: “a língua de sinais e o Librif têm me proporcionado uma oportunidade de olhar o mundo através das mãos, corpo, expressões e coração. Agora eu entendi que esconder-me vai ficar mais difícil, porque tem gente de olho nos ‘meus sinais’! Gratidão”.

• libras-curso-colorado-2022-001
  • libras-curso-colorado-2022-002