Abertas inscrições para Curso Básico e Curso Intermediário de Libras voltados a estudantes do IFRO

Publicado: Quarta, 06 de Abril de 2022, 07h54 | Última atualização em Sexta, 08 de Abril de 2022, 12h32

img mat Curso LIBRAS Librif roEstudantes ouvintes ou surdos regularmente matriculados nos cursos de nível médio ou graduação dos Campi Porto Velho Calama, Jaru, Guajará-Mirim, Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Vilhena e Colorado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) podem se candidatar às vagas do Curso Básico e Curso Intermediário de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

São 440 vagas ao todo, sendo 70 vagas para os campi que possuem alunos surdos, e 40 vagas para os que não possuem. A quantidade mínima para fechamento de turma no campus será de cinco inscrições.

A inscrição é gratuita e deverá ser efetuada pelo link https://forms.gle/2xiYbVscsu694U747 até 18 de abril de 2022. A seleção dos aprovados se dará pela ordem de inscrição e pela priorização dos seguintes públicos: alunos surdos (1°); alunos ouvintes de turmas com alunos surdos (2°); alunos ouvintes de cursos com alunos surdos (3°); alunos que foram mediadores virtuais de inclusão (4°); e ordem cronológica das inscrições (5°).

A ação é realizada pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen/IFRO), por meio do Programa Librif_ro 2022. Institucionalizado no IFRO em fevereiro deste ano, o Librif_ro 2022 possui objetivo de suprir as demandas por cursos/acessibilidade linguística em Libras e a falta de profissionais capacitados para ministração das aulas.

O Programa oferece curso de Libras para os alunos ouvintes e surdos do IFRO, na modalidade híbrida, com o foco de trabalhar com o ensino e aprendizagem da Língua de Sinais (LS) por meio das redes sociais, buscar uma aproximação com os interesses e aptidões dos estudantes e aproveitar os diferentes níveis de aquisição linguística para tornar este processo mais acessível e interativo.

Além de disponibilizar curso básico e intermediário de Libras, o Librif_ro busca fornecer melhorias na qualidade de vida e inclusão social por meio da comunicação e da cultura; desmistificar a cultura surda e combater diferentes formas de preconceito; desenvolver a inclusão social e oportunizar qualificação profissional aos alunos do IFRO para o ingresso no mercado de trabalho; possibilitar espaço para protagonismos dos alunos: apresentações de trabalhos; e apresentações culturais e produções de conteúdo.

Metodologia

As aulas do programa serão voltadas ao aprendizado da Libras para alunos ouvintes, mas isso não exclui a possibilidade dos alunos surdos do IFRO participarem do Librif_ro. O contato com os surdos é fundamental para a aquisição da língua de sinais, o convívio direto com a cultura e identidade surda é a prática do que se aprende em aula. Por isso, o aluno surdo terá papel fundamental no Programa, sendo priorizada sua inscrição. Ele poderá gravar os conteúdos em Libras para as redes sociais, além de contribuir nesse processo da comunicação efetiva entre ouvintes e surdos.

Os alunos matriculados no Programa terão aulas on-line duas vezes na semana, previamente gravadas, organizadas pela Coordenação de Educação Inclusiva (CEI/Proen/IFRO), e disponibilizadas na plataforma Clasroom, e encontros presenciais com tutor de Libras de cada campus a cada quinze dias.

Além das aulas on-line e dos encontros presenciais com o tutor, serão organizadas atividades práticas com gravação de vídeos em Libras para produção de conteúdo das redes sociais do Programa Librif_ro. Para cada campus integrante do Librif_ro há um monitor bolsista de Libras, que auxiliará remotamente nas atividades práticas do programa, e um tutor, que ministrará as aulas de revisão presenciais nos campi a cada quinze dias.

São ações que acontecerão no decorrer do Librif_ro e que estarão inclusas a ele: SALIF- Seminário Anual de Libras do IFRO; Librif Azul (em referência ao “Setembro Azul”); e a Live da Inclusão (em referência ao Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência).

O início das atividades no Telegram CEI (69) 984122949 será no dia 25 de abril de 2022. E a finalização das atividades está prevista para ocorrer em 23/12/2022. Em caso de dúvidas relacionadas ao Programa Librif e ao edital, entre em contato com Coordenação de Educação Inclusiva, através do endereço de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para ler o Edital 2/2022/REIT-PROEN/IFRO completo, clique neste LINK.