Coordenador e acadêmica de Zootecnia do Campus Colorado recebem premiação em Manaus

Publicado: Segunda, 06 de Junho de 2022, 09h19 | Última atualização em Segunda, 06 de Junho de 2022, 09h19 | Acessos: 44977

Evento Zootecnia em Manaus IFRO 22Dois representantes do Curso de Zootecnia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, receberam premiação durante o 31º Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec 2022). Com o tema “Produtividade e conservação: o futuro da Zootecnia”, o evento ocorreu de 24 a 27 de maio de 2022, em Manaus (AM), sediado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O Coordenador de Zootecnia do Campus Colorado, Fagton de Mattos Negrão, recebeu o prêmio de Coordenador do Ano pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) de 2021. E a aluna Ghabriely Xisto Ricardo recebeu o Prêmio Destaque Estudantil “Estudante Dez de 2022”.

A homenagem ao coordenador é denominada “Prêmio Mário Hamilton Vilela”, e havia sido concedida no ano passado, quando o 30º Zootec ocorreu de forma on-line devido à pandemia. A matéria pode ser conferida neste Link. “A participação nesse evento é de extrema importância pelo fato de conversar e debater sobre assuntos pertinentes ao curso de Zootecnia com profissionais engajados. Foram relatadas circunstâncias que elevam o potencial e o perfil do egresso, permitindo maior conhecimento para preparar os estudantes para o mercado de trabalho”, conta Fagton.

Fagton é Coordenador do Curso de Zootecnia do IFRO Campus Colorado do Oeste desde a criação do curso, em 2017/1. O prêmio recebido tem por finalidade reconhecer institucionalmente o mérito de profissionais Zootecnistas que prestaram ou têm prestado relevantes e destacados serviços à gestão de curso de graduação em Zootecnia na qualidade de coordenador. O nome do prêmio é uma homenagem a Mário Hamilton, Engenheiro Agrônomo e Engenheiro de Segurança do Trabalho, que, junto ao Professor José Francisco Sanchottene Felice, articulou os primeiros esboços do que seria a Zootecnia brasileira.

Sobre o evento em Manaus, o docente ainda relata: “participei da Reunião Nacional de Ensino de Zootecnia e apresentei sobre as atividades de extensão que realizamos no nosso campus, Reunião Nacional de Diretores Estaduais da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), Fórum de Coordenadores de Cursos de Zootecnia, Fórum de Entidades Estudantis de Zootecnia e apresentei sobre as atividades de ensino que permeiam o curso, e de visualizações de trabalhos científicos e conhecimentos e aprendizados com estudantes e profissionais de todas as regiões do país. Além de receber o prêmio de Coordenador do ano, fomos reconhecidos por ser uma instituição que oferta o curso de Zootecnia desde 2017 e já temos destaques nacionais”.

Futura profissional

Também em Manaus, Ghabriely Xisto Ricardo recebeu sua premiação, após ser eleita no início do mês pela ABZ. A honraria busca reconhecer o mérito de estudantes de graduação em Zootecnia que apresentam destacada participação nas diversas atividades acadêmicas do curso, de representação estudantil e bom rendimento de aprendizagem em nível nacional. Mais informações estão na matéria publicada neste Link.

Conforme a discente, “o evento foi ótimo, muito bem organizado e planejado, as palestras foram excelentes assim como os trabalhos apresentados. Para mim, foi uma experiência incrível estar participando de um evento da Zootecnia de nível nacional, tive a oportunidade de conversar e conhecer pessoas renomadas da Zootecnia. Acredito que se todos os estudantes deste curso pudessem participar de um evento deste porte, seria muito enriquecedor, assim como foi para mim”.

Ghabriely é aluna da primeira turma de Zootecnia do Campus Colorado do Oeste, tendo iniciado a graduação em 2017 e estando hoje nas etapas finais para conclusão do curso. Ao longo de sua trajetória acadêmica no IFRO, buscou colaborar com o seu curso, por exemplo, fazendo parte em 2017 da primeira diretoria do Centro Acadêmico de Zootecnia, além de auxiliar na organização de eventos, como a Semana Acadêmica de Zootecnia de 2018. Ela também conseguiu aproveitar as oportunidades ofertadas pelo IFRO nas áreas de ensino, de pesquisa e até de extensão, como a participação em mobilidade acadêmica internacional na Colômbia em 2019. Em 2020 e 2021, ela participou de pesquisa, com um projeto na área microbiológica com fungos. Além disso, ela sempre alcançou um bom desempenho acadêmico, sendo que em 2022 irá finalizar seu TCC.

• Evento_Zootecnia_em_Manaus-IFRO_1
  • Evento_Zootecnia_em_Manaus-IFRO_10