Campus Colorado do Oeste realiza 2º distribuição de kits de gêneros alimentícios do PNAE

Publicado: Quarta, 19 de Agosto de 2020, 17h21 | Última atualização em Quarta, 19 de Agosto de 2020, 17h23 | Acessos: 213899

Entrega de Kits do PNAE em Colorado 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, realizou a segunda distribuição de kits de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no período de 10 a 14 de agosto de 2020.

Para recebimento do kit de gêneros alimentícios, os estudantes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio preencheram o formulário de manifestação de interesse, disponibilizado via e-mail e no site do IFRO. Esse formulário é de fluxo contínuo e o estudante deve preencher com seus dados, contatos e endereço, identificar o local onde vai retirar o kit e informar se é diagnosticado com alguma necessidade alimentar especial tal como doença celíaca, diabetes, hipertensão, anemias, alergias e intolerâncias alimentares, dentre outras. Nessas situações, os kits são adaptados para atender a esses estudantes.

A composição dos kits foi planejada pela Nutricionista do campus, Danieli Cristina Schabo, para atender as necessidades nutricionais dos estudantes matriculados em tempo integral, estabelecidas na Resolução MEC/FNDE nº 6, de 8 de maio de 2020, e segue as determinações da legislação do PNAE no que se refere à qualidade nutricional e sanitária, respeitando os hábitos alimentares e a cultura local. Além dos gêneros alimentícios adquiridos com o recurso do PNAE, os kits contêm itens adquiridos através da fonte da Assistência Estudantil e itens produzidos em atividades pedagógicas no campus, como contrapartida.

Na primeira distribuição, realizada no mês de junho de 2020, foram atendidos 49 estudantes que retiraram seus kits no campus ou na cidade de Colorado do Oeste. Considerando a realidade do campus, que tem estudantes de todo o estado de Rondônia e também de outros estados como Acre, Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, para a segunda distribuição dos kits o Campus estabeleceu pontos de entrega nas cidades vizinhas, possibilitando ampliar o número de estudantes atendidos. Ao todo, foram percorridos aproximadamente 670 km para realizar a entrega dos kits nas cidades de Colorado do Oeste, Cabixi, Cerejeiras, Corumbiara, Pimenteiras e Vilhena.

A importância dessa logística foi destacada pela Coordenadora do Departamento de Assistência ao Educando, Mariana Cabecioni. “Muitos de nossos estudantes não têm condições de se deslocar até o campus para buscar o kit de alimentos, devido à condição financeira da família. A distribuição dos kits também nas cidades vizinhas possibilitou atendermos 112 estudantes do curso técnico neste mês de agosto. São estudantes que, neste momento difícil que estamos vivenciando, terão uma ajuda para manter sua alimentação. Graças ao trabalho conjunto da equipe gestora do campus, foi possível realizarmos os deslocamentos e levarmos estes kits às famílias que estão precisando tanto neste período difícil que estamos vivendo", afirmou Mariana.

Os alunos que receberam os kits demonstraram grande agradecimento pela contribuição do IFRO. “O kit alimentício do IFRO veio recheado de coisas boas e saborosas, comida em ótima quantidade, de qualidade e gostosa. Ajudou a mim e a minha família nesse tempo difícil de quarentena e estamos muito agradecidos”, declarou Aline da Silva Pereira, estudante da turma 3º C do curso Técnico em Agropecuária e moradora da cidade de Cabixi.

Lidiane, mãe da Thaynara Buhler da Silva, estudante do 1º A, e do Maykon Willian Buhler da Silva, estudante do 3º A, ambos do curso Técnico em Agropecuária e moradores da cidade de Colorado do Oeste, destacou: “O kit alimentício que recebi é muito maior que uma cesta básica e nesse momento de pandemia está contribuindo muito com a alimentação dos meus filhos. Ajuda tanto que não temos palavras para agradecer, pois precisamos muito. O IFRO é uma instituição maravilhosa que sempre está ajudando os alunos com os auxílios.”

Os estudantes receberão um kit de gêneros alimentícios por mês, até o mês de dezembro de 2020. Aqueles que têm interesse em receber o kit, deverão preencher o formulário, disponibilizado no e-mail das turmas e no site do IFRO, até o dia 29 de cada mês, para ser incluído na listagem de recebimento dos kits no mês seguinte. Para maiores informações, o estudante ou os responsáveis poderão entrar em contato com o Departamento de Assistência ao Educando, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou através do celular/WhatsApp (69) 99981-9128.

PNAE

O PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) é um programa do governo federal que tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos matriculados na educação básica das redes públicas, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo. O PNAE também estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades, uma vez que no mínimo 30% do valor repassado é investido na compra direta de produtos da agricultura familiar.

Durante o período de suspensão de aulas em decorrência das situações de emergência em saúde pública de importância nacional e de calamidade pública causadas pelo novo coronavírus – covid-19, ficou autorizado, em caráter excepcional, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos no âmbito do PNAE às famílias dos estudantes.

• Entrega_de_Kits_do_PNAE_em_Colorado_1
  • Entrega_de_Kits_do_PNAE_em_Colorado_10