Estudantes de Eletrotécnica conhecem estrutura da Usina Hidrelétrica de Jirau

Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2019, 11h51 | Última atualização em Sexta, 06 de Setembro de 2019, 11h51 | Acessos: 1154

21.08.19 VISITA DE ALUNOS DA ELETROTÉCNICA 9Estudantes do Curso Técnico em Eletrotécnica do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Porto Velho Calama, fizeram visita técnica à Usina Hidrelétrica de Jirau. Participaram a turma de terceiro ano, que foram até a usina hidrelétrica (UHE) localizada há pouco mais de 100 quilômetros da região urbana de Porto Velho.

A visita iniciou com o acolhimento aos alunos ao restaurante da usina, onde foi fornecido o almoço. Em seguida, os discentes foram encaminhados a uma sala de reunião, onde a Analista Institucional da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), Daiane Costa, realizou uma breve apresentação institucional sobre o histórico da empresa e repassou instruções de segurança. Foram ainda distribuídos os equipamentos de segurança (EPIs) para o prosseguimento da visita.

Os discentes foram encaminhados à sala de controle principal da UHE, onde conheceram alguns aspectos básicos das atividades desempenhadas pelos colaboradores do local, bem como do diagrama unifilar de controle das unidades geradoras. A seguir, os estudantes foram levados a uma das casas de força da usina, que abrigava diversos equipamentos como: quadros de comandos, transformadores isolados e dispositivos de monitoramento e proteção. De ônibus, os estudantes seguiram até um ponto mais próximo ao reservatório da usina, onde puderam visualizar com mais detalhes o vertedouro principal.

Após o retorno para a edificação principal, na sala de reunião, eles responderam uma pesquisa de satisfação. Por fim, funcionários da usina acompanharam a turma e os professores Kariston Dias e Vitor Akira a uma visita ao centro cultural da UHE Jirau, localizado no distrito de Nova Mutum-Paraná, a cerca de 20 km da usina. Os discentes puderam observar alguns utensílios de civilizações antigas encontrados durante a construção da usina em sítios arqueológicos da região.

• 21.08.19_-_VISITA_DE_ALUNOS_DA_ELETROTÉCNICA_1
  • 21.08.19_-_VISITA_DE_ALUNOS_DA_ELETROTÉCNICA_2