Campus Calama realiza atividades de acolhimento de alunos ingressantes em cursos de graduação

Publicado: Quarta, 27 de Fevereiro de 2019, 17h00 | Última atualização em Quarta, 27 de Fevereiro de 2019, 17h09 | Acessos: 1604

AULA INAUGURAL 28

Acadêmicos e professores dos cursos superiores de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Licenciatura em Física, Engenharia Civil e Engenharia de Automação e Controle (ECA) promoveram entre os dias 11 e 15 de fevereiro atividades de acolhimento para os ingressantes nos cursos de graduação ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama.

No dia 11 de fevereiro houve a aula inaugural para os acadêmicos de todos os períodos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Licenciatura em Física, Engenharia Civil e Engenharia de Automação e Controle (ECA), com a apresentação dos coordenadores dos cursos, Ewerton Andrade, Paulo Renda, Leonardo Leocádio, Jefferson Wilhelm Meyer Soares (coordenador substituto) - respectivamente, do Diretor-Geral Pró-Tempore Antônio dos Santos Junior, que ressaltou as ações do IFRO nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, da bibliotecária Miriã Santana Veiga que explicou sobre o acervo do campus e, por fim, houve uma palestra proferida pelo coordenador do curso de Engenharia Civil, Leonardo Leocádio, com o tema de “Grandes investimentos e obras de infraestrutura 2015-2025”.

Alunos veteranos dos quatro cursos auxiliaram na organização e na execução do evento que terminou com um coffee-break para os alunos. As atividades seguiram ao longo da semana organizadas pelos alunos veteranos de Engenharia Civil, Engenharia de Automação e Controle e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que trabalharam em conjunto e pelo Diretório Acadêmico de Engenharia (DAENG) que se encontra em fase de registro em cartório.

Uma das ações realizadas foi o trote solidário que teve como objetivo arrecadar alimentos para serem doados a uma instituição de promoção e atuação social. No total, foram doados 82 kg de alimentos não perecíveis que foram entregues no dia 21 para a Cáritas.

O presidente do Diretório Acadêmico de Engenharia (DAENG), Eduardo Araújo de Sousa, destacou que foi a primeira vez que os alunos das duas engenharias se uniram para recepcionar e criar algumas atividades para os calouros. “Acredito que iniciar esse hábito seja o pontapé para incentivar os alunos nos próximos anos a realizarem as mesmas atividades e até se unirem para programar atividades de maior impacto, como uma semana de engenharia”, disse.

Débora Cristina Castro de Sousa, acadêmica de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, considerou a iniciativa interessante, uma forma de integração diferente no campus. “Os alunos ficaram bem à vontade para participar e se divertiram também. Acredito que a maioria dos alunos, ao ingressarem no seu primeiro curso superior, esperam algo do tipo “trote”. É uma passagem, uma iniciação na nova etapa da sua vida acadêmica. Ficamos contentes com o resultado. Como foi o primeiro evento não sabíamos muito o que esperar, se daria certo, qual seria a aceitação dos alunos. Mas ver que muitos se interessaram e participaram foi bem legal. Espero que vire tradição”, comentou.

• AULA-INAGURAL-17
  • AULA-INAGURAL-26