Abertura dos Jogos Internos do Campus Porto Velho Calama – JICS 2024: Celebração da Diversidade e Valores Olímpicos

Publicado: Terça, 16 de Julho de 2024, 15h13 | Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2024, 15h16 | Acessos: 275

Jics6No último sábado, 13 de julho, a quadra poliesportiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, foi palco da cerimônia de abertura dos Jogos Internos – JICS 2024. O evento marca o retorno às atividades letivas e contou com a presença de mais de 500 alunos-atletas representando 24 países da América Latina e Caribe.

A Coordenadora do JICS 2024, Iranira Geminiano de Melo, destacou a importância da diversidade e da inclusão, ressaltando que os jogos são uma oportunidade de celebrar a riqueza cultural e as histórias únicas de cada estudante atleta. Com o tema “Valores Olímpicos”, ela incentivou os participantes a buscarem a excelência, a amizade e o respeito, honrando princípios que elevam a comunidade escolar. A Diretora de Ensino, Sheylla Chediak, enfatizou o significado dos jogos como uma oportunidade de formação integral, desenvolvendo habilidades como disciplina, trabalho em equipe, liderança e resiliência. Ela também agradeceu a todos os envolvidos na organização do evento, destacando o empenho dos professores, técnicos e alunos na preparação e estrutura dos jogos.

Representando o Grêmio Estudantil “Mary Jackson”, Tâmara Lucena, celebrou a união e a superação dos desafios enfrentados durante a greve, ressaltando a alegria e a energia positiva que os jogos trazem para a comunidade escolar. Em seu discurso, o Diretor-Geral do campus, Leonardo Pereira Leocádio, declarou oficialmente aberto os JICS 2024 e destacou a importância da união e da competição saudável, desejando a todos os participantes um evento marcado pelo espírito esportivo.

A cerimônia foi enriquecida por momentos cívicos e simbólicos que emocionaram os presentes. O juramento dos atletas foi feito pela discente do Curso de Engenharia Civil e egressa do Curso Técnico em Edificações, Kaylane Alencar Miranda Souza. Durante o desfile cívico, os alunos-atletas tiveram a honra de conduzir as bandeiras: Geovana Cristine de Oliveira Garcia (Vôlei) com a bandeira do Brasil; Vinícius Oliveira Silva (Futsal) com a bandeira de Rondônia; Geovana Alves da Silva (Handbol) com a bandeira de Porto Velho e Henrique José Ferreira dos Santos (Vôlei) com a bandeira do IFRO Campus Porto Velho Calama.

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi o acendimento da pira olímpica. Porto Velho, cidade amazônica, tem uma história rica de imigração que remonta ao século XIX, semelhante à diversidade dos Jogos Olímpicos. A miscigenação que enriqueceu a identidade da cidade reflete a união, o respeito mútuo e a colaboração, valores que também são celebrados no espírito olímpico. Nesse espírito, os imigrantes e discentes do campus, Christian Eduardo Castillo Liñarez (da Venezuela), Ana Lucila Matos Carrasco Flores (do Peru) e Eduarda Lima Costa (da Bolívia) participaram do acendimento da pira olímpica. A condução do fogo simbólico foi realizada pelo aluno-atleta do basquete, Pedro Dias de Oliveira Neto, medalhista de ouro no JIFRO e no JIF-Etapa Norte, simbolizando a união e a paixão pelo esporte.

Programação

Os Jogos Internos do Campus Calama (JICS 2024) ocorrerão entre os dias 15 e 20 de julho, com competições em dez modalidades, incluindo atletismo, badminton, basquetebol, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei de areia, voleibol e xadrez. As equipes estão compostas por turmas dos Cursos Técnicos em Edificações, Eletrotécnica, Informática e Química, representando diferentes países da América Latina e Caribe, promovendo um intercâmbio cultural e esportivo que fortalece os laços entre os estudantes.

“Os JICS 2024 não são apenas uma competição esportiva, mas uma celebração da diversidade, dos valores esportivos e do espírito comunitário. Que todos os participantes possam aproveitar este momento para crescer pessoal e coletivamente, celebrando a amizade, o respeito e a superação. Boa sorte a todos os atletas e que os jogos comecem”, finalizou o Diretor-Geral Leonardo Leocádio.

• Jics
  • Jics1