Curso de Engenharia Civil do IFRO Calama faz Exposição sobre práticas de extensão em loja de Porto Velho

Publicado: Quinta, 30 de Junho de 2022, 08h23 | Última atualização em Quinta, 30 de Junho de 2022, 10h47 | Acessos: 28559

calamaAtividades acontecerão na loja da Agroboi do Bairro Lagoa

Está marcada para o próximo sábado, 2, das 8h30 às 12h, a primeira Exposição de Práticas Construtivas do Curso de Engenharia Civil do Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). A atividade acontecerá na loja da Agroboi do Bairro Lagoa.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Lidia Bruna Teles Gonzaga, a “proposta para o projeto de extensão ‘Prática de Extensão da Engenharia Civil’  consiste na exposição e apresentação de conteúdos pelos alunos de Engenharia Civil do Campus Porto Velho Calama, contendo teoria e prática de situações ou conhecimentos, aprendizado que obtiveram no curso de uma forma simplificada, com o intuito de alcançar uma variedade de pessoas atuantes na área da construção civil ou não, por meio de exposição ao público externo com linguagem acessível”, destaca.

Essas práticas serão desenvolvidas neste semestre com os alunos do terceiro e quinto períodos de Engenharia Civil, informa a professora Lidia, estendendo o convite para que toda a comunidade prestigie a exposição.

Os grupos desenvolveram estudos sobre os temas que serão expostos em banners e apresentam variadas temáticas como: O destino correto dos resíduos da construção civil; Quais são os recuos, pé-direito e aberturas mínimas que devem ser atendidos na hora de construir; Cuidados com a segurança do trabalho com base na NR 18; Como executar locação na prática; A importância de se ter um responsável técnico pela obra; Três erros comuns cometidos em instalações elétricas e como solucioná-los; Qual o melhor solo para realizar aterros compactados e nivelar os pisos internos e externos? Como saber se os agregados (areia e brita) são adequados para o concreto ou a argamassa? E porque devo usar a cal? O que fazer para não ter problemas com telha de fibrocimento sem amianto?

A professora informa, ainda, que a loja da Agroboi da Lagoa cedeu o espaço onde serão expostos os banners com os estudos sobre os temas desenvolvidos.  “Para nós alunos, a prática de extensão é de grande importância, pois além de revermos os conteúdos da nossa área de estudo, nós temos a oportunidade de compartilhar esse conhecimento com a sociedade de forma simples. E os assuntos que tratamos são relacionados aos aspectos da construção civil que são de suma importância por se tratar de coisas como segurança e funcionamento de diversos aspectos da obra. Dessa forma, nós compartilhamos esses conhecimentos visando o aprendizado e até mesmo para evitar problemas do cotidiano de grande parte da sociedade”, destacou a aluna Thaís Kauane Kemp.

Serviço: Exposição sobre práticas construtivas na Engenharia Civil

Local: Agroboi