Engenheiro cria protótipo de teodolito para facilitar aprendizagem virtual de estudantes de Edificações do Calama

Publicado: Quarta, 11 de Novembro de 2020, 09h59 | Última atualização em Quarta, 11 de Novembro de 2020, 09h59 | Acessos: 111362

Fotos Projeto Calama6Para facilitar a assimilação de conteúdos práticos na disciplina de Topografia, no Curso Técnico em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, o professor Augusto Barbosa da Silva desenvolveu um protótipo de um teodolito didático para que os estudantes possam desenvolver o aprendizado em casa, com orientações de forma remota.

O teodolito é um instrumento de precisão ótica que mede ângulos verticais e horizontais, aplicado em diversos setores como na navegação, na construção civil, na agricultura e na meteorologia. Segundo o docente, “ [...] em meio à pandemia, por meio do ensino remoto, o desafio para apropriação dos conteúdos por parte dos alunos ficou ainda maior, considerando que a prática, que é essencial ao aprendizado, tornou-se inviável, já que os alunos precisam conhecer e manipular os equipamentos topográficos e a atividade virtual não permite que isso aconteça”.

Entretanto, com o intuito de proporcionar aos estudantes a viabilização dessa prática, Augusto Barbosa criou um protótipo de teodolito didático e disponibilizou um kit topográfico individual, em que os alunos poderão montar seu próprio equipamento em casa. “Isso reforça o meu objetivo de reinventar, ampliar e melhorar a minha própria prática como engenheiro-professor, almejando a evolução nas metodologias aplicadas ao ensino”, afirma.

O desafio também faz parte da Pesquisa do Mestrado Profissional em Educação que Augusto vem desenvolvendo junto à Universidade Federal de Rondônia, ligada a práticas pedagógicas, inovações curriculares e tecnológicas. Essa reinvenção de possibilidades e adaptações de conteúdos é importante, de acordo com o professor, uma vez que os cursos de graduação em engenharia não contemplam uma formação pedagógica para o ensino. Segundo ele, “[...] ensinar não é tarefa fácil, tampouco simples, evidenciando uma formação específica para este fim”.

Com isso, o projeto de pesquisa que ele desenvolve tem como característica investigar a própria prática do pesquisador-professor, para que sejam inseridas alterações que visem melhorias no ensino e no aprendizado dos alunos. Para definir seu objeto de estudo, o docente esclarece que levou em consideração o conteúdo específico de levantamento topográfico planimétrico, cuja abordagem no ano anterior mostrou-se como um conteúdo de difícil aprendizagem, constatada no baixo desempenho dos estudantes da disciplina de Topografia do 3º ano do Curso Técnico em Edificações, modalidade integrado ao Ensino Médio, do IFRO Calama.

Nesse contexto da pesquisa está inserida uma turma da disciplina que participará e acompanhará o desenvolvimento. A conclusão prevê também a produção de um livreto que contenha contribuições metodológicas acerca do conteúdo, que possa beneficiar mais professores e alunos na disciplina de Topografia.

• Fotos_Projeto_Calama1
  • Fotos_Projeto_Calama2