IFRO Calama promove “Rodas de Conversa em Tempos de Pandemia” para interagir com alunos na semana de 8 a 12 de junho

Publicado: Segunda, 08 de Junho de 2020, 09h49 | Última atualização em Segunda, 08 de Junho de 2020, 10h05 | Acessos: 46722

Arte rodas de conversaAmpliar a interação com seus alunos neste período de isolamento social é um dos objetivos do Departamento de Assistência ao Educando (DEPAE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, ao promover na próxima semana, de 8 a 12 de junho, sempre às 16 horas, “Rodas de Conversa em Tempos de Pandemia”, por meio de encontros virtuais, com o envolvimento de professores, técnicos, alunos e ex-alunos da unidade.

De acordo com o Chefe do DEPAE, David Mourão Lopes, o projeto das Rodas de Conversa tem como objetivo proporcionar conhecimento e integração neste período de distanciamento social aos alunos dos cursos integrados, subsequentes e de graduação. Segundo ele, foram relacionados assuntos que podem ser do interesse de todos, como orientações para driblar a ansiedade, recomendação de filmes e de séries que, “[...] mais do que entretenimento, podem ser de grande auxílio na hora de estudar temas e acontecimentos históricos”. David informa ainda que foram convidados ex-alunos do IFRO para participar da atividade, que poderão contar um pouco de suas experiências e de como foram bem sucedidos com aprovação em renomadas universidades do país.

Para a Assistente de Alunos do DEPAE, Elaine Márcia, "[...] Este período que estamos vivendo é peculiar para todos - pais, alunos e nós - servidores da educação, de um modo geral! Ninguém estava realmente preparado para tudo isso! De repente, acordamos e tivemos que reaprender a viver! Isto é ruim? É bom? Quem sabe a resposta? Simplesmente não existe uma melhor resposta! Creio que estamos sim atravessando um ‘mar turbulento’, mas quem disse que não podemos ressurgir mais fortes lá na frente?”, reflete. E acrescenta que foi com essa intenção que o DEPAE propôs as rodas de conversa, “[...] é o nosso jeitinho de auxiliar nossos alunos nesta trajetória que, sabemos, não está sendo fácil! Teremos respostas para todos os seus questionamentos? Com certeza, não! Mas tenho certeza que será uma grande oportunidade para aprendermos e nos fortalecermos juntos! Vamos conversar?”, convida.

Conforme a Orientadora Educacional Lívia Catarina, a Roda de Conversa da segunda-feira, 8, terá como tema “Como estudar a distância e ter motivação em tempos de Covid-19?; Você sabe o que é e como funciona a Recuperação Paralela?” Para essa atividade, que conta com o apoio no planejamento da Orientadora Educacional Ingrid Suelen e da Assistente Elaine Márcia, será oferecido um material de apoio para ensinar aos alunos a ter um melhor rendimento estudando em casa e como poderão motivá-los aos estudos. Também responderão às dúvidas e ajudarão os alunos a criar um cronograma de estudos on-line e explicarão como funciona a recuperação paralela.

Na terça-feira, 9, a Intérprete de Libras, Náthali Fernanda, mediará um aulão de Libras com os convidados Hugo Paiva (Intérprete) e Fábio Koiti (Grêmio Estudantil e membro do LIBRIF). Na quarta-feira, 10, a Psicóloga e Diretora de Assuntos Estudantis, Maria Rosimere, mediará a roda sobre ansiedade em tempos de distanciamento social, que terá como convidados Karen Dato, ex-aluna do IFRO, acadêmica de Psicologia da UNIR e estagiária do IFRO; e Matheus Mendonça, também acadêmico de Psicologia da UNIR e estagiário do IFRO.

Na quinta-feira, 11, David Mourão (Chefe do DEPAE) mediará a roda com as convidadas Laura Viana, ex-aluna do IFRO, acadêmica de Relações Internacionais da Universidade de Brasília que atualmente é estagiária do Ministério das Relações Exteriores e presidente da ENACTUS; Lys Vitória, ex-aluna do IFRO e acadêmica de Medicina da UNIR e Maria Flor, ex-aluna do IFRO e acadêmica de Medicina da UFBA, que irão trazer dicas para melhorar a organização e planejamento dos estudos e ensinar como conciliar trabalho e estudo.

Na sexta-feira, 12, a atividade será organizada pelas alunas Dieniffer Filberg (Diretório Acadêmico das Engenharias) e Maria Eduarda (Grêmio Estudantil). Os convidados serão Daniele Marriele, ex-aluna do IFRO e acadêmica de Engenharia de Computação da UNIFEI, e Marcos Daniel (presidente do Grêmio Estudantil/IFRO Campus Porto Velho Calama) que apresentarão filmes e séries recomendadas a todos os estudantes.

Ao falar sobre a programação da semana, o Diretor-Geral do Campus Calama, Leonardo Pereira Leocádio, disse que acredita “[...] ser um momento importante para a gente manter essa comunicação com os nossos alunos. Entender suas dificuldades e falar delas. É também uma oportunidade dos alunos repensarem suas rotinas de estudo e como podem aproveitar ao máximo esse período para um aprendizado mais efetivo. É o desafio de todos”, afirmou.

Os organizadores das rodas de conversa convidam a todos para assistir e acompanhar a programação que será desenvolvida no link: https://meet.google.com/par-eqjm-iam