Projeto do IFRO Calama produz máscaras reutilizáveis e folhetos informativos para distribuição a entidades socioassistenciais

Publicado: Segunda, 01 de Junho de 2020, 17h30 | Última atualização em Segunda, 01 de Junho de 2020, 17h49 | Acessos: 44992

Campus Calama Máscaras reutilizáveis 1

Aprovado por meio do Edital 07/2020 do Instituto Federal de Educação Tecnológica de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, que proporcionou apoio financeiro a projetos de Pesquisa e Extensão para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, o Projeto de Extensão Social “Desafios da Educação em Saúde em face da Covid-19: um estudo sobre a influência do Web Marketing na disseminação de fake news sobre a doença”, vem sendo coordenado pela professora Iranira Geminiano de Melo, do departamento de Educação Física.

Conforme explicou a docente, o projeto tem como objetivo contribuir com a Educação em Saúde e com a Saúde Pública, oferecendo informações confiáveis a partir da distribuição de kits com folhetos informativos sobre higiene, conduta social e prevenção da Covid-19, além de máscaras de proteção facial fabricadas em tecido e que podem ser reutilizadas. Em uma outra vertente, de acordo com a professora, o projeto também se propôs a avaliar a influência do Web Marketing na disseminação de Fake News sobre o novo coronavírus, discutindo o potencial negativo que as informações desencontradas proporcionam; a importância da ética no trabalho e levantando as ferramentas e plataformas mais propensas à propagação de Fake News. Em relação ao Web Marketing na disseminação de fake news sobre a Covid-19, a professora informa que foram desenvolvidas duas formas de trabalho: na primeira, foi feito um levantamento das notícias por meio de uma planilha compartilhada no Google Drive, com todos os membros do projeto, onde cada um pode inserir a Fake News localizada, a forma de disseminação dessa notícia e o site que revelou ser uma notícia falsa.

Até o momento, segundo ela, foram mapeadas dez notícias falsas. Na segunda etapa, de acordo com Iranira, os alunos estão sendo orientados na leitura e no fichamento de literatura (artigos e livros) sobre o tema da pesquisa, que resultarão em produção científica de resumos, artigos e capítulos de livros para publicação. Os estudos, conforme a docente, [...] “permitiram ainda analisar a pós-verdade em época de mutações civilizacionais; a pós-verdade e as fontes de informações para a saúde, com o intuito de compreender os desafios da Educação em Saúde nesse contexto de pandemia”.

Foram também produzidos dois folhetos informativos, um sobre como se prevenir da Covid-19 e outro a respeito de como higienizar as máscaras de tecido; que estão publicados numa página virtual criada no site do Grupo de Estudos Saúde, Sociedade e Tecnologia (GESSTEC), onde as pessoas podem obter informações mais detalhadas, incluindo as entidades de Saúde e contatos para atendimento em relação à Covid-19, no endereço eletrônico: http://gesstec.org/v1/index.php/2020/05/11/covid-19/.

Foram produzidas até o momento 600 máscaras de tecido laváveis, que foram distribuídas ao Hospital de Base Ary Pinheiro e ao Hospital Infantil Cosme e Damião com a finalidade de atender a familiares de pacientes internados naquelas unidades; à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (SEAS) e à Associação Beneficente Acácia Amarela. Elas compõem os kits acompanhados dos folhetos informativos sobre prevenção à virose emergente e higienização.

Apesar de o projeto ter previsto a fabricação de mil unidades, a professora Iranira informa que devido à demanda e aos pedidos que têm sido feitos, a equipe pretende dobrar a quantidade para poder ampliar o atendimento a demais instituições. Para o Diretor-Geral do Campus Porto Velho Calama, Leonardo Pereira Leocádio, esse projeto “[...] mostra a contribuição de nossos pesquisadores para com os problemas concretos vivenciados na realidade com a pandemia do coronavírus. Traz informações precisas e itens da prevenção necessária que serão úteis para a população, além da participação de nossos alunos, fortalecendo a parceria entre as instituições envolvidas nesse momento”.

Para a professora Xênia de Castro Barbosa, Chefe do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (DEPESP) do IFRO Calama, esse projeto integrado de Pesquisa e Extensão “[...] busca neste momento justamente somar esforços para a superação da pandemia de coronavírus, alertando a população sobre a importância de uma prevenção mais consciente”.

A professora Monnike Rodrigues do Vale, Chefe do Departamento de Extensão (DEPEX) e supervisora do projeto ressalta que “[...] é uma satisfação sabermos que mesmo em tempos tão difíceis, profissionais e estudantes têm exercitado a empatia e promovido a educação em saúde, mesmo sem o contato presencial. Isso atesta o compromisso do IFRO com a sociedade e a ética de seus profissionais, pesquisadores e extensionistas”.

• Campus_Calama_-_Máscaras_reutilizáveis_1
  • Campus_Calama_-_Máscaras_reutilizáveis_2