Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Primeira defesa de mestrado do IFRO será realizada no dia 26 de maio

Publicado: Sexta, 08 de Mai de 2020, 10h20 | Última atualização em Sexta, 08 de Mai de 2020, 10h41 | Acessos: 41170

 Aula Inaugural ProfEPT 2018A primeira defesa do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) ofertado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, será realizada  no dia 26 de maio, às 14 horas. Devido ao período de distanciamento social e à suspensão das atividades presenciais nas áreas de educação, a defesa ocorrerá por web conferência, por meio da plataforma RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).

O Curso do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica é realizado em rede nacional em todos os estados do Brasil. A Defesa Pública do Trabalho de Conclusão de Curso será feita pelo estudante Fabrício Gurkewicz Ferreira, cujo trabalho se denomina “Corporalidades indígenas e a sua inserção no ambiente escolar: possibilidades através de uma proposta integradora”. A Banca Examinadora é composta pela orientadora Lediane Fani Felzke (IFRO), e pelos titulares Jania Maria de Paula (IFRO) e Beleni Saléte Grando (UFMT), tendo por suplentes Xênia Castro Barbosa (IFRO) e Arneide Bandeira Cemin (UNIR).

“O momento atual evidencia o uso essencial da ciência em nosso cotidiano e nos desafia a continuarmos com a pesquisa e a qualificação profissional mesmo diante de tantos obstáculos. A defesa online é fruto de um esforço ininterrupto de várias frentes de trabalho envolvidas, mesmo que de forma remota, que marca o fim de um ciclo muito importante”, demonstra a Coordenadora Substituta de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESP/IFRO), Daniela Tissuya Silva Toda.

O produto educacional desenvolvido dentro desta primeira defesa do programa de mestrado em rede do IFRO pode ser acessado neste LINK. A defesa poderá ser acompanhada pela comunidade em geral, desde que faça a solicitação para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para obter junto à coordenação do curso o link da sala em que será transmitida a videoconferência.

“Essa é a primeira defesa do ProfEPT do IFRO, outras defesas já aconteceram na rede. Por sermos um programa nacional em rede, várias defesas tem sido praticadas em formato webconf, inclusive participei de uma do IFMS na segunda-feira. A primeira turma do ProfEPT/IFRO ingressou em agosto de 2018 e o prazo para as defesas é agosto de 2020”, explica o Coordenador Acadêmico Local do ProfEPT/IFRO, Antonio dos Santos Júnior.

O docente avalia que “institucionalmente, não vejo como a conclusão de um ciclo. Vejo como a consolidação da missão do IFRO - Promover educação profissional, científica e tecnológica de excelência, por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento humano, econômico, cultural, social e ambiental sustentável”.

Fabrício Gurkewicz é professor do IFRO Campus Ji-Paraná, e ingressou no ProfEPT em busca de desenvolvimento profissional numa modalidade de capacitação em serviço. Sobre o tema de seu estudo, o coordenador diz que é “uma abordagem muito desafiadora para o profissional em formação, pois para as discussões ele trouxe as experiências de sua vida profissional e com auxílio dos professores buscou uma resolução para os desafios com base em técnicas e ciência. As disciplinas do programa e a pesquisa translacional desenvolvida buscaram contribuir para o aprimoramento da prática profissional docente. Espera-se que, após essa experiência vivida conosco, ele lecione com a pesquisa sendo sua prática pedagógica e que observe o trabalho como princípio educativo”.

Ao avaliar a primeira defesa da turma de mestrado do IFRO, Antonio dos Santos Junior ainda afirma que “para os alunos, os ganhos que isso representará são imensos. Agora, eles têm um pesquisador-professor que reflete a todo momento qual o objetivo de aprendizagem a ser atingido, qual a melhor prática pedagógica a ser desenvolvida, como atingir a comunidade escolar, como integrar instituto-emprego-sociedade. Para o IFRO, o profissional que nele trabalha possui uma melhor compreensão da Educação Profissional e Tecnológica, e sabe a importância de manter os princípios da politecnia e omnilateralidade  para o desenvolvimento da EPT no IFRO”.

O IFRO nas várias modalidades de ensino tem mantido as atividades de forma remota, para docentes, técnicos e alunos. Sobre a continuidade das ações de qualificação da educação profissional sob os cuidados que se deve ter durante uma pandemia, Antonio analisa que fazer educação é aprender algo novo todo dia. “Os professores e estudantes do ProfEPT pesquisam por soluções diversas para os problemas reais da EPT na rede nacional. O uso de soluções TIC sempre existiram. Os professores lecionam as disciplinas fazendo uso dessas ferramentas. Reuniões estaduais e nacionais empregam essas tecnologias. Então, apenas exercitamos aquilo que já era uma prática parcial. Certamente continuamos a aprender e a ajustar nossos processos educacionais. Porém, buscamos estar alinhados ao futuro que surge no horizonte. A internet existe para aproximar pessoas, de certa forma. E isso é que faremos com a defesa em formato webconf”, afirma.

3ª Turma do ProfEPT/IFRO

A prova de seleção para ingresso na terceira turma de mestrado do IFRO, a se iniciar no segundo semestre de 2020, estava prevista para acontecer no próximo dia 17 de maio. Porém, precisou ser suspensa em função da pandemia do novo coronavírus. A notícia pode ser conferida no portal de notícias do ProfEPT.   

Já o credenciamento de docentes permanentes no programa está com seleção aberta entre os professores do próprio IFRO, com o período de inscrições seguindo até o dia 29/05/2020. O edital servirá para completar o quadro de até 12 vagas de professores por instituição associada e apresenta 58 vagas distribuídas por 24 instituições.

Fim do conteúdo da página
-->