Prova de seleção do Mestrado ProfEPT é suspensa

Publicado: Sexta, 24 de Abril de 2020, 18h26 | Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2020, 18h40

suspensao prova PROFEPT 2020

A prova de seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no segundo semestre de 2020, prevista para acontecer no próximo dia 17 de maio, foi suspensa em função da pandemia do novo coronavírus. A notícia foi divulgada na tarde desta sexta-feira (24/04) no portal de notícias do ProfEPT.

Segundo o site, a Coordenação do Exame Nacional de Acesso (ENA-2020) ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) publicou um comunicado sobre a suspensão da prova de seleção. A nota destaca que uma nova data para a prova e o cronograma atualizado serão divulgados com, no mínimo, quarenta dias de antecedência. Veja o comunicado na íntegra:

A Coordenação Nacional do Exame Nacional de Acesso (ENA) ao Mestrado ProfEPT – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Edital 01/2020 –, com base no cenário nacional em virtude da Pandemia do Covid-19, consultou as Instituições Associadas ao Programa para analisar as situações de isolamento e restrições dos estados e municípios nos quais ocorrerão a prova do ENA. Com base no retorno dessa consulta, na atual situação do país, e de acordo com parecer jurídico, esta Coordenação comunica aos candidatos/as inscritos/as no ENA 2020 (Edital ProfEPT 01/2020) que o Cronograma está SUSPENSO, portanto, a Prova não ocorrerá no dia 17 de maio de 2020.

A Coordenação Nacional informa ainda que será necessário aguardar a definição do cenário nacional, pois o ProfEPT tem abrangência em todos os estados do país e a Prova do ENA deve ser realizada de forma isonômica e simultânea. Sendo assim, uma nova data para a Prova e o Cronograma atualizado serão divulgados com, no mínimo, quarenta dias de antecedência. Ressalta-se que os demais itens do Edital, tais como referências, modo de avaliação, vagas, dentre outros, estão mantidos.

Sobre o ProfEPT - IFRO

Em Rondônia, o curso é ofertado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. Estão sendo oferecidas 22 vagas, divididas em 11 vagas para servidores do próprio IFRO, oito vagas para ampla concorrência e três para ações afirmativas.

A prova que compõe o Exame Nacional de Acesso (ENA) contará com 50 questões de múltipla escolha sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica; Metodologias de Pesquisa e Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem. A bibliografia está disponível neste link: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16426-edital20?start=1.

Nacionalmente, o ProfEPT oferecerá 913 vagas, distribuídas em instituições associadas em todo o Brasil. Em Rondônia, o curso no IFRO Campus Porto Velho Calama está chegando à sua terceira turma.

Com informações do site do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)