Graduandos do Campus Calama participam de grupo voltado ao empreendedorismo social

Publicado: Quinta, 26 de Março de 2020, 11h20 | Última atualização em Quinta, 26 de Março de 2020, 15h34 | Acessos: 103906

Enactus IFRO Foto 1Doze alunos dos cursos de Engenharia Civil e de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, estão participando de um grupo voltado a construir projetos de empreendedorismo social em comunidades socioeconomicamente vulneráveis. A iniciativa foi apresentada pela egressa da unidade, Laura Viana, que atualmente cursa Relações Internacionais na Universidade de Brasília (UnB) e participa da Rede Enactus, uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora.

A apresentação das atividades desenvolvidas pela Enactus foi realizada no dia 11 de março, na biblioteca do campus. No decorrer das últimas semanas, o grupo de alunos se organizou a distância para o primeiro contato com a Enactus Brasil e participação da capacitação da Enactus Training Centar (treinamento guiado pela Enactus Brasil para os times recém-formados). Conheci a Enactus na Universidade de Brasília. Lá, somos um grupo de estudantes que se dedica, por meio do trabalho voluntário, a construir projetos de empreendedorismo social em comunidades socioeconomicamente vulneráveis do Distrito Federal. Os projetos são alinhados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Enactus Brasil tem times [grupo de estudantes universitários aplicando o programa] em cerca de 120 instituições de ensino superior do país. O estado de Rondônia não tinha nenhum time até então, por saber disso, procurei estudantes engajados para abrir um time por aqui, apresentei a proposta para estudantes da graduação do IFRO Calama, contando com o auxílio de colegas de turma do ensino médio que seguiram na graduação da unidade, e, depois de uma reunião, eles levaram a ideia adiante, montaram o time, entraram em contato com a Enactus Brasil e oficializaram a abertura do primeiro Time Enactus no estado de Rondônia”, relata Laura, reforçando que o Time Enactus local, por meio de seus projetos, terá como público-alvo comunidades socioeconomicamente vulneráveis de Porto Velho.

A ação conta com o apoio dos professores a Celso José (Engenheiro Civil) e Arthur Vitório (Tecnólogo em Sistemas Elétricos). A iniciativa também conta com o apoio do Diretor-Geral do campus, Professor Leonardo Leocádio. “Como egressa do campus e estudante da UnB, achei muito importante trazer experiências de lá para o IFRO. Participar do processo de abertura do time no IFRO é perceber a importância de olharmos para nosso lugar, para o nosso estado, e de contruibuir para o desenvolvimento dele sempre que possível. Os alunos do IFRO sempre foram muito engajados em projetos, sabia que eles iriam abraçar a causa e a prova disso é que em menos de um mês de apresentação da proposta, o time já foi oficializado”, explica Laura.

“A abertura do nosso time significa a nossa evolução enquanto cidadãos, pois vamos ser mais que estudantes, estaremos sempre integrados buscando soluções para atender às necessidades de comunidades em vulnerabilidade social”, reforça a líder do time, Gabrielle Lacerda.

Sobre a Rede Enactus

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora. A Enactus Brasil é um dos 37 países ao redor do mundo que opera o programa Enactus. É uma rede de estudantes, líderes executivos e líderes acadêmicos, onde  é fornecida uma plataforma para os universitários criarem projetos de desenvolvimento comunitário que colocam capacidade e talento das pessoas em foco. Com isso, os alunos da rede fazem da Ação Empreendedora a ferramenta que transforma vidas. Mais informações podem ser acessadas no link: http://www.enactus.org.br/about-us/

• Enactus_IFRO_Foto_1
  • Enactus_IFRO_Foto_da_reunião_do_dia_11