Campus Calama realiza capacitação para lideranças estudantis

Publicado: Quarta, 18 de Março de 2020, 16h13 | Última atualização em Quarta, 18 de Março de 2020, 16h19 | Acessos: 111609

Campus Calama Lideranças Estudantis 77

O Departamento de Assistência ao Educando (DEPAE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, está realizando o Projeto de Capacitação de Lideranças Estudantis, voltado aos alunos representantes de turma dos cursos integrados e de graduação, em parceria com o Grêmio Estudantil do Instituto. Todos os anos, o DEPAE realiza eleições para escolha de representantes de turmas que auxiliam os demais colegas intermediando informações e o contato com os diversos departamentos e coordenações do campus.

O Assistente Social Junior Cézar da Silva, que coordena o projeto, enfatiza que os representantes de turmas devem ter bom relacionamento com os demais alunos, além de características como proatividade, responsabilidade, senso crítico e capacidade de liderança. Na tarde de sexta-feira, 13, cerca de 40 alunos envolvidos no projeto receberam uma capacitação sobre Liderança e Ferramentas de Gestão, ministrada pela acadêmica do Curso de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UNB), Laura Rafaela da Silva Viana, aluna egressa do curso de Edificações do IFRO Campus Calama.

Durante a abertura do evento, um grupo de alunos apresentou uma cena para chamar a atenção sobre o momento atual, denominada “O Brasil morre todo dia”, refletindo sobre a necessidade de não se naturalizar as mazelas como a pobreza, a miséria e a desigualdade social, com um apelo para que “Não deixem o Brasil morrer” e que “País rico é país sem corrupção”.

O Diretor-Geral do IFRO Campus Calama, Leonardo Pereira Leocádio, também refletiu com os presentes sobre a formação de uma liderança, a partir de uma mensagem do Arquiteto Max Heringer, onde a liderança é identificada mesmo antes da vontade de alguém querer exercitá-la. Disse ainda que a liderança não se limita a atuação do aluno em sala, mas é para toda a vida, para o mercado de trabalho e, por isso, o líder precisa se capacitar, dialogar e buscar o consenso entre as partes.

O Chefe do Departamento de Assistência ao Educando, David Mourão Lopes, disse que essa é uma das atividades que mais gosta, pois desenvolve a proximidade e a amizade entre todos, afirmando que essa preocupação em promover um diálogo entre os alunos e a instituição surgiu a partir da gestão da aluna Laura Viana, que trouxe uma nova visão sobre o papel da liderança estudantil.

Para Daniel Gois, Coordenador-Geral do Grêmio Estudantil do IFRO Campus Calama, a gestão de Laura Viana em 2017 foi um “divisor de águas” para a construção de um movimento forte. Segundo ele, a dedicação dos estudantes no movimento é recompensadora por que “[...] deixamos de pensar em nós para construirmos um trabalho com os demais”.

RETORNO À COMUNIDADE

Campus Calama Lideranças Estudantis 24Ao iniciar a oficina sobre Liderança e Ferramentas de Gestão, Laura Viana disse que se formou em 2017 no Curso Técnico em Edificações do IFRO Campus Calama e destacou a importância em dar retorno à comunidade que investiu em sua formação. Atualmente, Laura é acadêmica do segundo ano do Curso de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UNB) e estagia no Ministério das Relações Exteriores. Também participa da Organização Não Governamental Enactus, que trabalha com 120 instituições, e desenvolve projetos com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para famílias em vulnerabilidade social. Laura destacou a atuação em equipe e a importância de se desenvolver a inteligência emocional e a autoconsciência; tendo a dimensão das qualidades e dos próprios defeitos, como também a compreensão de que as pessoas têm de seus próprios valores e metas. “Lidando com as pessoas, a gente vai aos poucos aprendendo a nos posicionar, desenvolvendo empatia, nos colocando no lugar do outro, entendendo que as pessoas têm valores diferentes dos nossos”, ressaltou.

Além de refletir sobre conceitos e valores necessários para a formação de uma liderança, Laura exemplificou aos participantes sobre a ferramenta “5W2H” – uma ferramenta administrativa para se alcançar metas e garantir melhores resultados nos projetos. É um roteiro de perguntas e respostas que situa o objetivo da ação e detalha as etapas que devem ser seguidas. Para o aluno do Curso Técnico de Informática, Mateus do Carmo Braga, líder de sua turma pelo terceiro ano consecutivo, o modelo apresentado na oficina foi útil para “[...] termos em mente as metas e não perdermos o foco”. Segundo Mateus, não é difícil exercer a liderança. “O difícil é chegar a um pensamento comum que todos acatem”, finalizou.

• Campus_Calama_-_Lideranças_Estudantis_1
  • Campus_Calama_-_Lideranças_Estudantis_10